Na próxima quinta-feira haverá uma reunião entre o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e os municípios pertencentes à região conhecida como grande Santa Rosa, composta pelas cidades de Alecrim, Cândido Godói, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. A intenção, conforme o coordenador do órgão, Francisco Paz, é sensibilizar os prefeitos para a necessidade de realizar mutirões de limpeza, para evitar que a epidemia de dengue se alastre.
“Temos novamente que lembrar da necessidade da limpeza urbana, e de manter as equipes de combate à dengue funcionando o tempo todo”, explica.
Foi o que fez a cidade de Santa Rosa. Por ser uma cidade mais próxima da fronteira, com movimentação permanente de viajantes, e devido ao clima quente e úmido, o trabalho de combate às larvas do mosquito e de esclarecimento da população continuou mesmo durante o inverno. Segundo a secretária municipal de Saúde, Carina Kucharski, a chegada da dengue na cidade já era esperada, assim que foram confirmados os primeiros casos em Ijuí. Em Santa Rosa, há 18 pessoas com suspeita da doença, e três casos foram confirmados.
Prevendo mais problemas, a Câmara de Vereadores já aprovou a contratação emergencial de mais seis agentes de combate ao mosquito, e hoje deve ser encaminhado um projeto para a ampliação das equipes das Unidades Básicas de Saúde em mais seis técnicos em enfermagem. Além disso, amanhã, haverá uma reunião com lideranças comunitárias. “Vamos pedir ajuda aos líderes dos diversos setores da comunidade para combater o Aedes aegypti”, diz Carina.
O governo do Estado enviou para Santa Rosa duas caminhonetes com borrifadores de inseticida, que estão sendo aplicados no bairro Polivalente, onde foram registrados os casos confirmados da dengue. Mutirões de limpeza são realizados desde o final de semana, e os proprietários de terrenos baldios com lixo estão sendo notificados. Caso não façam a limpeza, terão que ressarcir a prefeitura pelo serviço.
Em Santo Ângelo, cidade onde foram notificados seis casos suspeitos de dengue, ocorre nesta manhã uma reunião entre todos os secretários municipais e o prefeito, Eduardo Loureiro. Os principais problemas estão relacionados aos pátios de casas de recicladores, onde há resíduos recicláveis com acúmulo de água e focos do mosquito. Serão feitos mutirões de limpeza nos bairros João Goulart e Alcebíades de Oliveira durante esta semana. Do total de casos suspeitos de dengue em Santo Ângelo, dois foram confirmados como sendo dengue clássica. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, trata-se de uma mulher que esteve em Ijuí e de um homem que viajou ao Mato Grosso. Os outros casos estão sendo analisados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Em Ijuí, todos os casos notificados de dengue estão sendo considerados como positivos pelo coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz. São 604 pessoas com dengue na cidade, e quatro casos suspeitos de dengue hemorrágica. Hoje à tarde, 15 soldados do Exército vão atuar na área central do município e no bairro Assis Brasil. Eles devem visitar as casas, conversar com as pessoas, e eliminar possíveis locais de acúmulo de água.
Secretaria da Saúde tenta sensibilizar prefeitos da região noroeste para conter epidemia
Com três casos confirmados, Santa Rosa amplia equipes de saúde e de combate ao mosquito<br />