Secretaria de Saúde confirma mais dois casos de gripe A no RS

Secretaria de Saúde confirma mais dois casos de gripe A no RS

Estado já registra 18 casos de gripe que evoluíram para internação em 2013

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

Em boletim divulgado na tarde desta quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou mais dois casos de H1N1 no Rio Grande do Sul. Assim, já chega a sete o total de ocorrências da doença em território gaúcho desde o começo do ano. Foram infectados pelo vírus três moradores de São Gabriel, um de Porto Alegre, um de Alvorada, um de Parobé e um de Canela. 

Foram informados ainda sete casos de H3N2, outro tipo de gripe A, todos em residentes na Capital. Entre eles uma morte, de uma idosa de 86 anos, com problemas cardíacos e pulmonares, no começo do ano. Em relação à influenza B foram verificadas quatro ocorrências: em Pelotas, Caxias do Sul, Anta Gorda e Ijuí.

Os três tipos de gripe são combatidos pela vacina aplicada nos postos de saúde para integrantes dos grupos de risco e clínicas particulares para o restante da população. Os casos confirmados da doença se referem a pessoas que necessitaram de internação hospitalar.

Municípios que não atingiram a meta de vacinar 80% da população de risco seguem aplicando doses da vacina. Podem se imunizar gratuitamente crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e indígenas.

Deve procurar atendimento médico quem apresentar febre, dor de garganta, nas articulações, musculares ou de cabeça. O médico, particular ou do Sistema Único de Saúde (SUS), deve prescrever o antiviral Tamiflu, distribuído gratuitamente na rede de saúde do Estado, com apresentação da receita.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895