Secretaria do Meio Ambiente abastece lago no Parcão

Secretaria do Meio Ambiente abastece lago no Parcão

Espaço vinha chamando a atenção pela falta d'água em função do tempo seco

Correio do Povo

Lago do Parcão estava seco por conta da falta de chuvas nos últimos dias

publicidade

Para evitar a morte de animais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) abasteceu o lago do Parque Moinhos de Vento (Parcão) na tarde desta segunda-feira. O espaço vinha chamando a atenção pela falta d'água em função do tempo seco. Apesar do serviço, que tinha a previsão de abastecer o local com 40 mil litros de água, o aspecto não foi significativamente alterado. De acordo com a pasta, a medida foi paliativa e o nível da água só será efetivamente recuperado quando chover.

“No final de 2018, a Smams realizou esta mesma ação. O objetivo é melhorar a oxigenação da água e preencher o nível do lago”, explicou o secretário Germano Bremm. A falta de chuvas, conforme a Secretaria, provoca o processo de eutrofização, devido ao grande aporte de nutrientes, como nitrogênio e fósforo. Eles induzem uma alta geração de biomassa de produtores primários (algas). Ainda segundo a pasta, se não chover nos próximos dias, provavelmente o lago precisará ser abastecido novamente.

Paralelamente, a  Smams está trabalhando em um projeto para solucionar a questão, em parceria com a iniciativa privada. “A intervenção vem sendo tratada com as empresas adotantes do espaço, as quais assinalaram positivamente quanto a essa parceria, que engloba uma ação não prevista no termo de adoção e seria uma benfeitoria extra”, afirmou Bremm. A Equipe de Fauna Silvestre da Smams vem  monitorando os animais que vivem no lago e dará continuidade a este trabalho.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895