Geral

Segunda caixa-preta do Costa Concordia é localizada

Equipamentos serão fundamentais para descobrir as causas do acidente com navio na Itália

Mergulhadores auxiliam nas buscas
Mergulhadores auxiliam nas buscas Foto : Filippo Monteforte / AFP / CP
A segunda caixa preta do navio de cruzeiro Costa Concordia foi localizada nesta terça-feira no litoral da Itália. Conforme a guarda costeira local, os equipamentos serão fundamentais para descobrir as causas do naufrágio que resultou na morte de pelo menos seis pessoas e deixou 29 desaparecidos.

A informação foi divulgada no site da rede de TV americana CNN. As equipes de resgate provocaram explosões controladas para entrar no navio de cruzeiro italiano, numa busca desesperada por sobreviventes. As duas detonações foram realizadas logo cedo para permitir que mergulhadores e bombeiros entrassem em partes da embarcação às quais ainda não tinham tido acesso.

• Leia mais sobre o naufrágio

Os proprietários do Costa Concordia atribuíram a culpa ao comandante do navio, que na na última sexta-feira teria se aproximado demais da ilha de Giglio, na costa oeste italiana, para "saudar" a população local. A embarcação de 114,5 mil toneladas deslizou nessa segunda-feira um pouco sobre as pedras, ameaçando jogar toda a sua gigantesca carcaça e 2.300 toneladas de combustível para o fundo do mar, numa região que é uma reserva ecológica.

O navio está virado de lado, com um grande rombo aparente acima da linha da água. A água gelada e bastante turbulenta, além do risco de deslizamento, prejudica o trabalho das equipes de resgate.

Com informações do R7 e agências internacionais.