Segunda etapa de combate à aftosa quer vacinar 5 milhões de animais

Segunda etapa de combate à aftosa quer vacinar 5 milhões de animais

Cobertura vacinal atingiu 98,3% do rebanho na primeira fase, em maio

Rádio Guaíba

publicidade

A segunda etapa da campanha da vacinação contra febre aftosa foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze. O ato correu na propriedade de Elio Martins, localizada no Alto das Palmeiras, distrito de São Valentim, em Santa Maria, na região Central.

A estimativa é que sejam vacinados cerca de 5 milhões de bovinos e bubalinos no Rio Grande do Sul. A imunização é realizada em animais com até dois anos de idade. Na primeira etapa, que ocorreu em maio, a cobertura vacinal atingiu 98,3% do rebanho. Na fase iniciada nesta segunda, o governo investiu R$ 3 milhões para distribuir 2,5 milhões de doses.

Para obter a vacina de graça, o produtor rural deve estar enquadrado nos critérios do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam).

Nos últimos quatro anos, a cobertura vacinal sempre esteve acima de 95%, superando as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O combate à aftosa é permanente e estamos há 14 anos sem foco da doença, não podemos baixar a guarda neste momento. Nossa meta é avançar, em um futuro próximo, para um novo status sanitário”, reforçou o secretário Fioreze.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895