Segundo dia da vacinação dos profissionais de saúde em Porto Alegre começará mais cedo

Segundo dia da vacinação dos profissionais de saúde em Porto Alegre começará mais cedo

Manhã desta segunda-feira foi de movimentação no Centro Modelo e no Posto de Saúde do IAPI

Cláudio Isaías

Movimento de profissionais da saúde com mais de 60 anos para a vacinação contra a Covid-19 foi intenso na manhã desta segunda-feira

publicidade

O segundo dia da vacinação dos profissionais de saúde de entidades setoriais em Porto Alegre vai começar mais cedo na terça-feira. A imunização nos Centros de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana, e do IAPI, na rua Três de Abril, na zona Norte da Capital, terá início às 8h. A aplicação da vacina Coronavac nos profissionais de 60 anos ou mais será feita até as 17h.

No dia 6 de fevereiro, eles receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em um mutirão realizado na Capital. O cronograma de imunização por faixa etária foi estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na quarta e quinta-feira, será vez dos profissionais de 55 anos ou mais; e na sexta-feira, os demais. Para receber a segunda dose, os profissionais deverão apresentar a carteira de vacinação da Covid-19, onde consta o registro da primeira dose, e documento de identificação com CPF.

O mutirão mobilizou entidades setoriais como o Conselho Regional de Medicina (Cremers), Sindicato Médico (Simers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho e Associação de Odontologia e conselhos de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia e Psicologia.

Os profissionais que foram vacinados com a Oxford/Astrazeneca têm um prazo de 12 semanas a partir da primeira dose. Todos os vacinados no mutirão do dia 6 de fevereiro receberam essa informação no ato da aplicação.

Na manhã de segunda-feira, os dois postos de saúde, Modelo e IAPI, tiveram um movimento intenso de profissionais de saúde. Longas filas se formaram desde as primeiras horas da manhã. No entanto, as pessoas com orientação dos servidores municipais dos dois postos procuraram manter um distanciamento na fila com o objetivo de evitar aglomerações. A vacinação dos profissionais começou às 10h.

A enfermeira Maria Aparecida Soares chegou às 7h no posto do IAPI para realizar a imunização. "Estou impressionada com a organização e feliz por estar recebendo a segunda dose", ressaltou.

No Centro de Saúde Modelo, a fila dos profissionais começava no portão do posto de saúde na rua Jerônimo de Ornelas e seguiu até a avenida Santana. A dentista Tânia Rodrigues disse que estava contente pelo fato de realizar a segunda dose do imunizante. "Agora, é torcer para que mais pessoas possam ser imunizadas o quanto antes", acrescentou.      

A vacinação dos idosos com 82 anos ou mais contra a Covid-19 terá continuidade no dia de hoje nas 21 unidades de saúde da Capital. O atendimento será das 8h às 17h. A ampliação do grupo prioritário foi possível graças ao recebimento de 21.420 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca.

Os idosos precisam apresentar documento com CPF e comprovante de residência. Os idosos podem ser vacinados nas unidades de saúde Camaquã, São Carlos,

IAPI, Morro Santana, Clínica da Família Álvaro Difini, Moab Caldas, Assis Brasil, Santa Marta, Centro de Saúde Modelo, Santa Cecília, Tristeza, Campo Novo, Bananeiras, Vila Ipiranga, Chácara da Fumaça, Vila Jardim, Belém Novo, Primeiro de Maio, Glória, Rubem Bert e a Panorama.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895