Seis mil servidores da Ufrgs devem ser vacinados contra a Covid-19 até sábado em Porto Alegre

Seis mil servidores da Ufrgs devem ser vacinados contra a Covid-19 até sábado em Porto Alegre

Estrutura montada na Escola de Enfermagem da universidade conta com seis pontos de imunização

Cláudio Isaías

publicidade

Pelo menos seis mil servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) deverão ser vacinados contra a Covid-19. A imunização será feita até o próximo sábado, dia 19, na Escola de Enfermagem da instituição de ensino. O público alvo que receberá a aplicação da vacina são os funcionários administrativos, os docentes e os terceirizados da instituição de ensino. 

A professora Deise Lisboa Riquinho, da Escola de Enfermagem da Ufrgs, informou que está sendo aplicado o imunizante da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz com um intervalo de 12 semanas. Nesta terça-feira pela manhã, a vacinação começou pela letra inicial do nome dos trabalhadores da universidade, no caso A e B. "Estamos convidando os colegas que se vacinem na universidade até para desafogar os postos de saúde que estão lotados e que possuem a mesma AstraZeneca. Vacina boa é aquela que está disponível", ressaltou. 

Segundo Deise, a estrutura montada na Escola de Enfermagem conta com seis pontos de vacinação - quatro estações de drive-thru e duas de pedestre. O técnico em informática Alexsandro Dutra, 37 anos, disse que estava feliz por ter feito a imunização contra o coronavírus. "Eu acreditava que ia demorar mais para a minha faixa etária de idade fazer a vacina", destacou. 

Já Altemir Juarez Rodrigues Gonçalves, 37 anos, afirmou que a aplicação da vacina é uma esperança no meio do caos onde mais de 480 mil pessoas perderam a vida em função da Covid-19. "Perdemos familiares e  amigos. A imunização é uma vitória do povo brasileiro", acrescentou. Gonçalves, que trabalha no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), no Campus Agronomia, chegou cedo à Escola de Enfermagem da universidade. Não houve aglomeração e os servidores na fila respeitaram o distanciamento.      

Documentos e endereço 

Para realizar a vacinação, os técnicos administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados da Ufrgs devem apresentar documento de identificação e CPF, e as principais orientações a serem seguidas são: comparecimento apenas dos aptos para aquele dia, além do uso de máscara e, preferencialmente, de camisa ou camiseta de manga curta ou de outra roupa que permita acesso fácil ao braço. A vacinação é realizada na rua São Manoel, 963, Campus Saúde, no bairro Santana, no horário das 9h às 16h. 

A formação da fila para a vacinação em drive-thru deverá seguir o fluxo das ruas Felipe de Oliveira e Silva Só, e das avenidas Protásio Alves e Osvaldo Aranha. A aplicação das doses será apenas para técnicos administrativos, docentes e terceirizados. A imunização foi organizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas (Sugesp) da universidade, conforme a letra inicial do nome, de acordo com o seguinte cronograma: hoje, de C até E; na quinta-feira, de F até K; na sexta-feira, de L até O e no sábado, o encerramento da vacinação contra o coronavírus na instituição de ensino, com as letras de P até Z.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895