Sem novas doses, vacinação contra Covid-19 segue na faixa etária de 31 anos em Porto Alegre

Sem novas doses, vacinação contra Covid-19 segue na faixa etária de 31 anos em Porto Alegre

Imunização teve movimento tranquilo nesta quarta-feira, sem registro de filas

Cláudio Isaías

publicidade

Pelo sexto dia consecutivo, Porto Alegre realizou a vacinação de homens e mulheres com 31 anos ou mais. A imunização nesta faixa etária vem sendo feita desde sexta-feira passada na Capital. A medida acontece em função do baixo volume de doses e fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) necessitasse reduzir o número de pontos de imunização.

Também foram vacinados contra a Covid-19 os adolescentes com comorbidades - com idade entre 12 e 17 anos - em seis unidades específicas: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza. Para a população com 31 anos ou mais, a imunização foi nesta quarta-feira por agendamento através do aplicativo 156+POA. A primeira dose através de agendamento estava disponível nas unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza. Não houve a realização de drive-thru.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda a chegada de nova remessa de vacinas para poder ampliar o público e faixas etárias. Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.

A segunda dose segue disponível para quem recebeu Astrazeneca há pelo menos dez semanas, em 31 unidades de saúde e cinco farmácias parceiras, além do agendamento prévio pelo app 156+POA, e para quem recebeu Coronavac há 28 dias em 20 unidades de saúde e por agendamento prévio pelo app 156+POA.

Não foi feita nesta quarta-feira a aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde o dia 4 de junho, o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de dez semanas.

Nas unidades de Saúde Tristeza, na zona Sul da Capital, e na São Carlos, no bairro Agronomia, na zona Leste da cidade, não foram registradas filas e nem aglomeração de pessoas. A vacinação nesses locais tanto para a primeira dose quanto para a segunda teve uma movimentação tranquila.

A bancária Elizete França, 31 anos, disse que estava feliz por ter feito a imunização. Já a designer Rafaela Diniz, 31 anos, disse que mesmo com a realização da vacina é preciso seguir com os cuidados como o uso de máscara e do álcool em gel.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895