Segue o alerta quanto ao risco de chuva forte e granizo isolado, em especial no Norte e no Nordeste do território gaúcho. Na Metade Sul, a cobertura de nuvens gradualmente diminui e o sol até pode aparecer em alguns pontos, especialmente mais próximos do Uruguai, mas ainda ocorre chuva isolada.
Em regiões mais frias, as mínimas rondam os 9°C-10°C durante a manhã, como em São José dos Ausentes e Chuí. Mesmo nas áreas com sol, o aquecimento é fraco durante a tarde e as máximas chegam a 19°C em cidades como Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 18°C.
Neste domingo, nuvens carregadas se formaram do Centro para o Norte gaúcho e em Santa Catarina, confirmando a expectativa de forte instabilidade atmosférica na região no final do feriadão. Houve pancadas de chuva forte em vários pontos e os acumulados maiores, como esperado, se deram na Metade Norte. A chuva foi acompanhada de trovoadas em muitos municípios e houve vários relatos de queda localizada de granizo, especialmente na Serra.
Na segunda, a instabilidade atinge seu pico de intensidade na Metade Norte do Estado com alto risco de chuva localmente forte, não se descartando novamente granizo isolado. Entre as áreas com maior risco de chuva volumosa e com potencial de transtornos está o eixo entre a Serra, Região Metropolitana e o Litoral Norte, além do Sul de Santa Catarina. Na terça, o tempo melhora em grande parte do Estado e o sol predomina no Rio Grande do Sul de quarta até sexta.