Deficientes visuais visitam Harmonia

Deficientes visuais visitam Harmonia

Cerca de 20 membros da Associação Gaúcha dos Cegos compareceram aos piquetes

Correio do Povo

Grupo teve um dia diferente no Acampamento Farroupilha

publicidade

O movimento calmo do Acampamento Farroupilha durante a segunda-feira contrastou com a alegria de um grupo que aproveitou para dançar, experimentar a comida campeira e ter um momento de integração com as prendas e peões do local. O grupo era composto por mais de 20 pessoas. Todas com deficiência visual e integrantes da Associação dos Cegos do Estado (Acergs). Eles foram recebidos com festa no piquete do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Doze de Outubro.

Entre os corredores calmos do Acampamento, e um churrasco ou outro, a presença do grupo no local podia ser notada de longe. “O evento não é só pra gente. A festa é para gaúchos e para gaúchas de todas as querências”, ressaltou o patrão do piquete, Paulo Matukait, que foi o prefeito dos festejos farroupilhas no ano passado. Mesmo sendo um dia em que a maioria dos piquetes se dedica à limpeza e organização após o final de semana, o patrão ainda aguardava outras 40 pessoas para uma janta mais tarde.

De acordo com a professora de dança voluntária da Acergs, Janete da Silva Vernes, 50, a presença do grupo no piquete foi programada há um mês. O objetivo era oferecer uma aula diferenciada. “Queríamos trazer o campo pra eles. Tendo acessibilidade, fazemos tudo”, afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895