Segundo dia da classificatória do talento farroupilha tem disputa acirrada

Segundo dia da classificatória do talento farroupilha tem disputa acirrada

Gaiteiro João Lucas Nonato e compositora Soeli Farias foram escolhidos para as semifinais do concurso

Correio do Povo

Candidatos que se apresentaram em frente às câmeras do Balanço Geral foram elogiados pelo trio de jurados

publicidade

Foi acirrado o segundo dia da classificatória do concurso cultural “Talento Farroupilha”, promovido pela Record TV. Os quatro candidatos que mostraram seus talentos em frente às câmeras do programa “Balanço Geral” foram elogiados pelo trio de jurados. Os jornalistas da Record TV Voltaire Porto e Mônica Fonseca, acompanhados do músico gaúcho Luiz Carlos Borges, foram surpreendidos a cada ato. No final, o jovem gaiteiro João Lucas Nonato, de 8 anos, e a compositora Soeli Farias foram escolhidos pelo público para as semifinais do concurso, que ocorrem nos dias 18 e 19 de setembro.

O primeiro a se apresentar foi o gaiteiro e cantor Zé Heduardo, de 17 anos. O jovem toca gaita há cinco anos, e apresentou o “Canto Alegretense” ao público. “É um hino que todo mundo conhece”, afirmou sobre a escolha da canção. Zé Heduardo ainda ressaltou que concursos como o “Talento Farroupilha” fazem com que a motivação para tocar seja ainda maior. Da mesma forma, a dupla Victor Farias, 16, e Renata Lima, 27, se inscreveu para contribuir com o tradicionalismo e colocar à prova os três anos de parceria dançando juntos. No estilo Chamamé, os dois mostraram desenvoltura no palco. “A participação é boa para mostrar às pessoas que não conhecem o Chamamé”, disse o jovem.

Se apresentando pela primeira vez em público, Soeli Farias, 51 anos, mostrou a beleza da rima na poesia gaúcha. Acompanhada de Vilmar da Gaita, ela mostrou uma das mais de 60 composições de sua autoria. “Sempre fui dedicada à família. Eu ia escrevendo e guardando as canções”, explicou. Com a ajuda de uma amiga, Soeli lançou um CD há três anos. Ela vende o material para os conhecidos, e revela que uma rádio de Barros Cassal, sua cidade natal, toca uma das suas músicas.

Assim como ela, o gaiteiro mirim João Lucas Nonato também levou a preferência do público ao tocar “Tio Bilia na 8 Baixos”. A prática diária fez com que ele ganhasse uma das vagas. “Me apresento quase todas as semanas”, contou. A grande final será realizada no dia 20, no feriado da Revolução Farroupilha.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895