Senegalês é diagnosticado com malária em Porto Alegre

Senegalês é diagnosticado com malária em Porto Alegre

Secretaria da Saúde ressalta que risco de ebola nem sequer foi cogitado

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

publicidade

O paciente senegalês que assustou pacientes no Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre, na última terça-feira, por sentir dor de cabeça e apresentar vômito, foi diagnosticado com malária. O resultado dos exames foi divulgado nessa manhã pelo Lacen (Laboratório Central do Estado). A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o risco de ebola nem sequer foi considerado quando o homem foi atendido no Centro de Saúde, no Centro da Capital.

Apesar de sintomas similares entre as duas doenças — como dor de cabeça e vômitos —, a Vigilância em Saúde lembra que o Senegal está considerado livre do vírus do ebola há mais de três semanas. O paciente, de 28 anos, havia chegado ao Brasil dois dias antes e declarado não ter tido contato com outras regiões da África onde ainda há epidemia da doença.

O estado de saúde do paciente contaminado por malária não foi informado pela SMS, até o momento. Não existe, no entanto, a possibilidade de a doença ser transmitida pelo contato entre pessoas, e sim, apenas pela picada do mosquito vetor. Conforme o Ministério da Saúde, a malária pode evoluir para uma forma mais grave e até levar à morte, mas tem cura se for tratada em tempo oportuno. A maioria dos casos no Brasil se concentra na região Amazônica, área considerada endêmica para a doença

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895