Serenata Iluminada deve ter reforço na segurança e estrutura

Serenata Iluminada deve ter reforço na segurança e estrutura

Evento ocorrerá neste sábado no Cais Mauá em Porto Alegre

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Polêmica da edição anterior pode aumentar participação neste sábado

publicidade

Marcada para a noite deste sábado em frente ao Cais Mauá em Porto Alegre, a Serenata Iluminada  deve contar com reforço de segurança e estrutura. Após a divergência com a Brigada Militar (BM) na edição que ocorreu no Parque da Redenção em 9 de junho, houve uma reunião de aproximação entre os organizadores do evento, representantes da Prefeitura da Capital e da corporação na última segunda-feira. O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Francisco Vieira — que na edição anterior recomendou que os frequentadores acionassem super-heróis em caso de assaltos — alertou que é essencial a comunicação antecipada de grandes eventos às autoridades.

“Não houve conflito, e sim uma supervalorização do fato. E, evidentemente, não houve ocorrências, porque até agora não apareceram registros policiais de roubo ou furto naquela ocasião. Hoje, nós temos o contato olho a olho com esse organizador, sabemos que não se trata de uma página fake, como é comum acontecer no Facebook. Essa reunião foi feita com vários órgãos da Prefeitura, no gabinete do vice-prefeito, que se encarregou dessa gestão. Houve uma conversa muito produtiva e o evento vai sair, com segurança, com apoio da Prefeitura e a responsabilidade que o evento merece pelo organizador”, garantiu Vieira.

O número de viaturas e policiais militares para o monitoramento da área ainda não foi especificado pelo comandante, pois deve depender de avaliações finais. A estimativa da BM é de que cerca de 3 mil pessoas participem da festa, mas o oficial reconhece que o público pode ser potencializado pela polêmica da edição anterior.

A organização da Serenata, liderada pelo bancário Pedro Loss, anuncia que banheiros químicos serão instalados desta vez, graças ao apoio financeiro de donos de food-trucks. A busca por patrocínio ocorre pela primeira vez, desde 2012. Houve pedido para que a Prefeitura providenciasse a abertura dos sanitários da Praça da Alfândega, mas a reivindicação não deve ser atendida. A assessoria de comunicação do vice-prefeito, Sebastião Melo, confirma a intermediação, mas ressalta que o evento não é promovido pela Prefeitura. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deve voltar a fornecer mais lixeiras, que terão o reforço de caixotes para separação de resíduos oferecidos pelo projeto Lixo do Bem.

A Serenata Iluminada vai se concentrar na avenida Sepúlveda, entre a entrada do Cais do Porto e a Praça da Alfândega, a partir das 18h. Um palco será montado para a apresentação de 12 bandas. A ação cultural contesta a concessão do cais à iniciativa privada, que pretende construir centros comerciais no espaço. Se chover, a festa deve ser transferida. Atualizações podem ser acompanhadas pela página do evento no Facebook.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895