Servidores do Imesf paralisam e secretaria estima prejuízo para 124 mil pessoas em Porto Alegre
capa

Servidores do Imesf paralisam e secretaria estima prejuízo para 124 mil pessoas em Porto Alegre

Trabalhadores cruzaram os braços por duas horas e pediram uma alternativa após o anúncio da extinção do órgão.

Por
Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Trabalhadores do Imesf paralisaram o atendimento na manhã desta segunda

publicidade

Os servidores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) de Porto Alegre decidiram paralisar suas atividades por duas horas nesta segunda-feira. A partir das 8h, os trabalhadores cruzaram os braços com a intenção de chamar a atenção das autoridades para a busca de uma alternativa após o anúncio da extinção do órgão. De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital, 23 unidades ficaram fechadas no período. A estimativa da pasta é de que 124 mil pessoas tiveram o atendimento prejudicado em função do fechamento dos postos.

Prevista para encerrar às 10h, a paralisação dos trabalhadores seguiu após esse horário em 12 unidades de saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien, disse que os servidores querem encontrar uma saída com o Executivo para que seja evitado o desligamento de 1,8 mil trabalhadores. "Além da criação de uma empresa pública, tramita hoje na Comissão de Constituição e Justiça, o PL 347. Esse projeto de lei regulamenta as fundações públicas de direito privado e nós entendemos que não há necessidade de fechar o Imesf”, afirma.

Greve a partir de quarta-feira

O manifesto de hoje antecedeu a greve de três dias deliberada em assembleia da categoria realizada na última semana. A greve dos servidores do Imesf inicia na próxima quarta-feira e deve seguir até sexta-feira. O atendimento nos postos de saúde deverão sofrer impactos com a paralisação.

Confira as unidades de saúde que ficaram fechadas

Alto Embratel
Batista Flores
Chácara do Banco
Cruzeiro do Sul
Divisa
Glória
Graciliano Ramos
Jardim Protásio Alves
Laranjeiras
Mario Quintana
Mato Sampaio
Milta Rodrigues
Moradas da Hípica
Nossa Senhora das Graças
Passo das Pedras II
Safira Nova
Santa Maria
Tijuca
Timbaúva
Viçosa
Vila Pinto
Vila Safira
Wenceslau Fontoura