Servidores do INSS protestam por falta de trabalhadores

Servidores do INSS protestam por falta de trabalhadores

Categoria aponta déficit de 17 mil funcionários no País

Marcos Koboldt / Correio do Povo

Servidores do INSS protestam por falta de trabalhadores

publicidade

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram uma mobilização nas agências da Previdência Social de todo o Estado, na manhã desta quarta-feira, para reivindicar melhores condições de trabalho. Um levantamento do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Estado (Sindisprev-RS) aponta a carência de 17 mil servidores no País e a expectativa é de que, nos próximos três anos, 14 mil tenham direito a se aposentar.

“O Ministério da Previdência prevê a realização de um concurso público para o preenchimento de 2,5 mil vagas”, afirmou o diretor do Sindisprev/RS, Giuseppe Finco. Segundo ele, a falta de servidores faz com que a marcação de perícias e aposentadorias só tenha agenda para o final de setembro. O próximo concurso abre 2 mil vagas para técnico do Seguro Social e 500 para analista no concurso, com remunerações de R$ 2.676,44 e R$ 4.667,65, respectivamente.

Finco ressaltou que, só na Agência da Previdência Social, localizada na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro, o déficit é de 31 servidores. “Temos 40 trabalhadores e 18 deles têm direito de aposentadoria nos próximos três anos. Também perdemos pessoal que, desmotivado, presta concurso para outros órgãos públicos”, frisou.

A categoria também reivindica o retorno da jornada de trabalho para 30 horas. “Há dois anos foi estabelecida nova carga horária, mas não resultou em mais produtividade. O número de horas de atendimento ao público permaneceu igual. O que mudou foi o total de servidores afastados por problemas de saúde e o de benefícios em análise, que dobrou no período”, comparou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895