Sessão na Câmara homenageia 45 anos da Universal

Sessão na Câmara homenageia 45 anos da Universal

Solenidade contou com a presença de diversas autoridades

Correio do Povo

publicidade

Quase cinco décadas transformando vidas. A Câmara de Vereadores prestou, em sessão plenária na noite de terça-feira, homenagem aos 45 anos de fundação da Igreja Universal. A proposição foi dos vereadores Alvoni Medina e José Freitas, da bancada do Republicanos. A solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Sebastião Melo, também lembrou a comemoração do Dia da Igreja Universal em Porto Alegre, celebrado no dia 9 de julho.

No início da solenidade, um vídeo contou a história da instituição, que chegou em Porto Alegre em 1980 e teve sua primeira catedral no Estado 21 anos depois. Atualmente, são 342 igrejas, nove catedrais, 5 mil obreiros e mais de 10 mil voluntários que atuam em 12 projetos sociais. O líder estadual da Universal, bispo Guaracy Santos, lembrou que o cristão faz o bem aos outros sem buscar retorno, mas saúda a homenagem recebida no Legislativo da Capital. “Ficamos muito felizes. A Universal está há 45 anos ajudando tanta gente. Este não é apenas o reconhecimento do trabalho de uma instituição, mas do verdadeiro cristianismo posto em prática”, ponderou.

SOLIDARIEDADE.

O bispo Guaracy destacou a Universal como a “maior auxiliar do Executivo do país” no trato das pessoas necessitadas. “Já foram distribuídos, neste período, 10 milhões de quilos de alimentos. O poder público tem muito boa intenção, mas não tem o que podemos oferecer, que é contingente. Essa multidão de voluntários que a Universal tem no Brasil acaba ajudando os governos. Somos grandes aliados no resgate do social, no socorro às pessoas e no alcançar da cura de situações que às vezes não têm raiz patológica”, salientou o bispo, ressaltando o trabalho desenvolvido com dependentes químicos, pessoas com depressão e outros problemas de saúde. “Eu cheguei na Universal perdendo uma carreira promissora de atleta por causa das drogas. Usava quatro, cinco tipos de substâncias. Com quatro meses de tratamento, eu fiquei livre. E estou curado há 35 anos”, lembrou o bispo Guaracy.

Autor da Lei 12.735/2020, que estabelece 9 de julho como dia da Igreja Universal do Reino de Deus, o vereador José Freitas também contou sua história de vida. “Fui desenganado pela medicina. Aliás, já nasci convulsionando. Cheguei a tentar tirar a minha vida por três vezes, mas fui acolhido pela igreja. Minha última convulsão ocorreu antes de receber a primeira oração”, contou o vereador.

Foto: Ricardo Giusti 

Outro proponente da homenagem, vereador Alvoni Medina se emocionou durante o seu discurso no plenário da Câmara ao lembrar do fundador da Universal, bispo Edir Macedo. Sua história também foi relatada ao público que lotou o espaço. “Cheguei em 9 de abril de 1987, minha família estava destruída. Eu tinha uma infecção, passei por duas cirurgias. Mas fui acolhido e tudo mudou. Enquanto houver homens e mulheres comprometidos, podem ter certeza que a Universal vai chegar em todos os países deste planeta”, afirmou o vereador.

COMUNICAÇÃO

O diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, o presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, e o diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, também marcaram presença na cerimônia. Em nome dos três veículos, o diretor-presidente do jornal falou sobre a difusão da fé através dos meios de comunicação durante seu pronunciamento na tribuna do plenário.

O prefeito Sebastião Melo destacou que “uma igreja deve ter ação e oração, e a Universal cumpre isto. Ela chega, por vezes, onde o poder público não chega, e resgata pessoas que estão no fundo do poço. Por isso, homenagear a Universal é homenagear a vida.” Estiveram ainda presentes o deputado estadual Sérgio Peres (Republicanos), o presidente da Câmara, vereador Idenir Cecchim (MDB), o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do RS, pastor Hamilton Sossmeier, o coordenador do grupo de obreiros, Geraldo Pereira, e o líder do grupo Arimateia RS, Olavo Neto. A solenidade, que teve apresentação folclórica da invernada da Universal, terminou com distribuição de certificados de reconhecimento aos líderes de grupos e blocos da igreja.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895