Geral

Shopping da Capital faz simulação de incêndio em suas dependências

Treinamento ocorreu antes da abertura do estabelecimento ao público

Uma simulação de incêndio foi realizada no início da manhã desta quinta-feira, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, com o objetivo de treinar as equipes de emergência. O exercício foi uma fictícia ocorrência de fogo no depósito de tintas, localizado no terraço do terceiro andar do prédio.

A simulação contou com uma fogueira controlada, dentro de uma caixa de madeira e um tonel, cujas chamas foram combatidas primeiro com extintores e depois com jatos d´água de uma mangueira. Ao mesmo tempo, um funcionário que fingia estar ferido era socorrido e colocado em uma maca, sendo retirado do local. Após o treinamento, ocorrido antes da abertura do shopping ao público, uma reunião de avaliação foi realizada.

A coordenação da simulação foi do gerente de segurança do Shopping Praia de Belas, Eugenio Ferreira da Silva Filho, que destacou a existência de 2,5 mil empregados no local. “Cerca de 35 mil pessoas frequentam diariamente o shopping entre 10h e 22h”, lembrou. Segundo ele, a brigada de incêndio interna é composta por mais de 100 integrantes, entre funcionários e comerciários.

“Duas simulações são realizadas por ano”, observou, acrescentando que todos estão capacitados para lidar com as diversas situações de emergência que possam ocorrer, como um incêndio ou tumulto no meio do público. A primeira simulação, feita em junho deste ano, tratava de uma pessoa esfaqueada. Na ocasião, o treinamento teve até a participação da Brigada Militar, que utilizou pistola teaser.


Bookmark and Share