Shopping de Porto Alegre tem movimentação intensa de idosos e jovens por vacina contra a Covid-19

Shopping de Porto Alegre tem movimentação intensa de idosos e jovens por vacina contra a Covid-19

Antes da abertura de portões, mais 70 pessoas estavam na fila nas proximidades do João Pessoa

Cláudio Isaías

publicidade

Com a ampliação do horário de vacinação contra a Covid-19, o shopping João Pessoa voltou a apresentar nesta segunda-feira uma intensa movimentação de pessoas que foram em busca da imunização. No local, havia sete pontos de aplicação da vacina com funcionamento das 9h às 21h. Antes da abertura dos portões, mais de 70 pessoas estavam na fila que começou na praça Piratini e avançou pela avenida Azenha em direção a avenida Ipiranga. No João Pessoa, foram as aplicados os imunizantes da Pfizer (primeira dose para adolescentes de 12 anos ou mais); segundas doses da Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer; e dose de reforço para pessoas com 70 anos ou mais. Com o horário estendido no shopping João Pessoa, a vacinação no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, que ocorria das 18h às 21h, foi suspensa. 

O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, informou que a previsão é que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 seja disponibilizada para os profissionais da saúde ainda esta semana nas unidades de saúde e nos hospitais. Também está sendo programada uma ação especial junto aos órgãos de classe. “Os servidores da Saúde foram os primeiros grupos a serem contemplados na campanha de imunização na Capital. A ideia é seguir o mesmo cronograma, priorizando a dose de reforço para aqueles que foram imunizados primeiro”, ressaltou o secretário. Segundo o Ministério da Saúde, poderão receber a dose de reforço profissionais de saúde que receberam a segunda dose há mais de seis meses. 

Na manhã desta segunda-feira, o menino Gabriel Oliveira Moreira, 12 anos, foi acompanhado pela avó Ivani Severo Moreira. "Eu estava ansioso pela vacina porque quero voltar a estudar", disse o garoto que pretende retornar a escola Décio Martins Costa, no bairro Sarandi, na zona Norte da Capital, na próxima segunda-feira. O menino fará a segunda dose da Pfizer no dia 22 de novembro. Já Taila Dornelles dos Santos, 13 anos, que veio com a suas e a sua avó, afirmou que não vê a hora de voltar a para a sala de aula. "Estou com saudade de reencontrar os colegas", ressaltou a menina.

A aposentada Guilhermina Milost de Magalhães, 70 anos, destacou o fato que as pessoas estão indo se vacinar contra a Covid-19. "O reforço é muito importante. Eu estava preocupada e confesso agora que depois da vacina estou mais aliviada", acrescentou. Moradora do bairro Azenha, Marlene Ferreira dos Santos, 72 anos, também fez elogios a aplicação da dose de reforço da vacina. "A imunização é importante para que a gente possa ficar mais segura", destacou a menina. 

Além do shopping João Pessoa, a aplicação de doses também estão sendo feitas no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres (tenda do Sesi), das 13h às 19h, em 36 unidades de saúde e 16 farmácias parceiras.

A primeira dose estará disponível para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até o dia 2 de agosto. Com relação à segunda dose da Coronavac e da AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 30 de agosto (Coronavac) e 19 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 27 de março e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 30 de agosto. 
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895