Simers protocola denúncia no MP sobre atraso em obras e falta de pessoal no HPS

Simers protocola denúncia no MP sobre atraso em obras e falta de pessoal no HPS

Entidade relata carência de especialistas e que enfermeiras passaram a fazer encaminhamento de pacientes

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Simers procurou o MP porque a direção geral do HPS vinha se recusando a receber a representação

publicidade

Denúncias relatando problemas nos sistemas de ar condicionado do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, falta de profissionais e a não conclusão de obras anunciadas para a Copa do Mundo chegaram ao Ministério Público do Estado (MP). O Sindicato Médico do RS (Simers) protocolou nesta segunda-feira o documento contanto das informações na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos. Cópia da denúncia foi encaminhada também no Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers).

De acordo com o Simers, o sindicato procurou o MP porque a direção geral do HPS vinha se recusando a receber a representação. Para os sindicalistas, está ocorrendo o “desmonte da estrutura” para os médicos, o que também põe em risco o atendimento à população, com o agravamento de enfermidades em função da falta de especialistas adequados trabalhando no local.

Na denúncia, o Simers relata falta de neurocirurgiões para completar a escala de trabalho e que enfermeiras estão fazendo não apenas a classificação de risco, mas também o encaminhamento ao especialista, o que é atividade privativa de médico. O sindicato pede, ainda, providências com relação às obras que tinham previsão de entrega antes da Copa do Mundo e que seguem afetando o trabalho na instituição, com reflexo especialmente nas UTIs.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895