Simers quer mapear maiores problemas de saúde de cada município

Simers quer mapear maiores problemas de saúde de cada município

Pesquisa digital será repassada a prefeitos para atender déficits específicos das cidades

Correio do Povo

Pesquisa digital será repassada a prefeitos para atender déficits específicos das cidades

publicidade

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lançou nesta quinta-feira, na Capital, uma campanha para mapear os maiores problemas na saúde de cada município gaúcho. Com o tema “Desejos para Saúde”, a ideia é reunir os principais problemas que afetam a população através de uma pesquisa digital que será realizada com a participação da sociedade e de profissionais da área. Ao final, as principais adversidades relatadas serão apresentadas para os candidatos às prefeituras municipais a fim de incentivar propostas mais específicas dos políticos para tentar solucionar os problemas.

A iniciativa é pioneira no país, segundo o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes. “A cada eleição para governador ou prefeito, o sindicato faz um dossiê com 10 ou 12 questões que considera prioritária e isso é feito com os médicos, a partir da opinião deles e também do que ouviram da população. Dessa vez revolvemos inverter a lógica e fazer com que o próprio cidadão diga aquilo que ele quer para a saúde e diga diretamente para o seu candidato a prefeitura”, explicou.

Qualquer pessoa pode votar até o dia 30 de agosto, prazo final da pesquisa digital, pelo site (www.desejosparasaude.com.br). Na plataforma, será possível escolher as opções de problemas que devem estar em uma lista de prioridade para serem resolvidos. A votação individual e sem exigência de identificação poderá ser repetida quantas vezes o votante achar necessário. “Essa pesquisa vai abranger os 497 municípios, sendo que cada um tem, em média, de oito a 10 candidatos, o que representa cerca de 5 mil no Estado. Não seria possível fazer isso de outra forma se não fosse digital”, considerou.

Depois disso, os problemas mais votados serão agrupados em um documento e entregue aos candidatos. Por sua vez, os políticos serão reunidos nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Maria, os mais afetados pelas adversidades na saúde, conforme Mendes, para que possam apresentar os compromissos que devem assumir em relação aos problemas. “Isso vai nos permitir fazer a cobrança, mas não uma cobrança vaga. O candidato vai responder, em específico, como fazer para reduzir o problema de falta de medicamentos, tempo de espera para consultas, falta de leitos, aquilo que a população achar prioritário, com compromissos objetivos”, salientou.

A votação pode ser acompanhada pelo site. Além disso, os participantes poderão deixar sugestões, recados e comentários sobre algum ponto. O resultado deve sair no início de setembro.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895