Sindicato dos Aposentados entra no STF contra atraso na primeira parcela do 13º

Sindicato dos Aposentados entra no STF contra atraso na primeira parcela do 13º

Só no Rio Grande do Sul, R$ 1,1 bilhão podem deixar de entrar na economia em função do impasse

Rádio Guaíba

publicidade

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo federal antecipe metade do 13º salário dos inativos do INSS. O recurso tramita desde terça-feira e não há prazo para que seja julgado. O ministro Celso de Mello é o relator.

Há nove anos, a primeira parcela é paga sempre no início de agosto, ainda que não haja lei prevendo essa obrigatoriedade. De acordo com a entidade, a demora atinge 28 milhões de pessoas, que previam receber o dinheiro. Só no Rio Grande do Sul, R$ 1,1 bilhão podem deixar de entrar na economia em função do impasse.

O alerta surgiu em 12 de agosto, quando dirigentes do Sindnapi se reuniram com o ministro da Previdência Carlos Gabas, que não assegurou a antecipação do pagamento dizendo que a decisão depende do Ministério da Fazenda. Ele afirmou, ainda, que a decisão final sobre o decreto anual cabe à presidente Dilma Rousseff. “O acordo que garante a antecipação do abono salarial vem sendo cumprido desde 2006, inclusive de forma tácita, desde 2010, (…) se tornando um direto adquirido, conforme artigo 5º, XXXVI, da Constituição Federal”, defende o Sindinapi, no pedido de liminar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895