Engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e geógrafos da Prefeitura estiveram mobilizados nesta manhã em frente ao Paço Municipal para reivindicar a criação de uma verba de responsabilidade técnica (VRP). A intenção é que os recursos sejam incorporados nos vencimentos, após dez anos de recebimento efetivo.
“Estamos pleiteando a concessão de uma compensação aos riscos e responsabilidades inerentes às funções e prerrogativas profissionais exclusivas, das quais não abrem mão”, explicou o presidente do Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), José Luiz Azambuja. Segundo ele, a intenção é que a gratificação corresponda a duas vezes e meia o salário básico praticado pela Prefeitura: R$ 1.453,00.
Azambuja lembrou que o rendimento mínimo previsto em lei para os engenheiros corresponde a R$ 4.590,00. “A regra, porém, não vale para os engenheiros que prestam serviço para a administração direta”, explicou. De acordo com o dirigente do Senge-RS, é justo que engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e geógrafos passem a receber a gratificação, pela responsabilidade profissional e pessoal empenhada em obras, serviços e projetos a serviço da sociedade. “A categoria conta com mais de 400 profissionais ativos nas diversas secretarias e demais órgãos da administração pública municipal”, ressaltou.
A meta dos servidores é assegurar a valorização profissional. Azambuja ressaltou que os pagamentos por obras e serviços contratados pela Prefeitura dependem da emissão de laudos técnicos, atestando hábil execução, bem como boletins de medição assinados por servidores com formação em Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia e Geografia. “Sem o empenho desses profissionais, nenhuma obra necessária para a Copa do Mundo de 2014 poderá ser executada na cidade”, observou.
Representante de Fortunati recebe reinvindicações
Segundo ele, todas as obras e procedimentos licitatórios das mais diferentes áreas passam pela análise dos engenheiros vinculados ao quadro de servidores do município. Ao término da mobilização, eles protocolaram o pleito e uma minuta de projeto de lei que institui a VRP, com apoio de 420 assinaturas.
O chefe de gabinete do prefeito José Fortunati, José Mauro Peixoto, recebeu o presidente do Senge-RS e uma comitiva de servidores no Paço Municipal. Na ocasião, a comitiva entregou minuta de reivindicações da categoria, que foi protocolada na Prefeitura. Segundo Peixoto, as reivindicações serão encaminhadas ao prefeito, avaliadas pela secretarias competentes e, posteriormente, respondidas ao sindicato.
Sindicato dos Engenheiros pede aumento em frente à Prefeitura da Capital
Manifestantes foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito José Fortunati