Skate Day reúne centenas no Parque Chico Mendes em Porto Alegre

Skate Day reúne centenas no Parque Chico Mendes em Porto Alegre

Crianças e Jovens participaram do sábado de competições na pista de skate do parque

Felipe Uhr

Maria Aparecida se inspira na medalhista olímpica Rayssa para seguir no Skate

publicidade

Maria Aparecida do Santos se interessou pelo skate quando tinha 3 anos. O presente de aniversário do irmão Cauã se tornou o seu brinquedo favorito, mesmo que não soube ainda andar nele. Para evitar a briga, o pai Everson fez um pequeno skate para a filha. “Eles pintaram junto com tinta tempera”, recorda a mãe da menina, Rafaela Batista. O tempo passou e a menina abandonou o skate. “Ela fez música, quis saber de moda mas foi vendo as Olimpíadas que quis voltar pro Skate”.

Passado quase um ano depois de ver a skatista Rayssa Leal, a fadinha, conquistar a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Maria não pensa em outra coisa a não ser seguir os passos da medalhista olímpica. “Ela é inspiração pra mim”, conta a jovem que tem a mesma idade da ídola.

Maria veio com a mãe de Osório, onde vivem, para participar do dia de competições, o Skate Day, realizado na tarde deste sábado no Parque Chico Mendes em Porto Alegre. Promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Movimento Jovem, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e o Movimento Poa que Doa, o evento reuniu centenas de jovens e crianças de todas as idades.

“É muito importante realizar este evento aqui no Chico Mendes, essa inclusão social”, comentou a secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Rios Garcia. Segundo a Prefeitura, a realização do evento na periferia da cidade visa promover a inclusão social dos jovens, através do esporte. A data comemorativa foi criada em 2004 pela Associação Internacional de Skate Board para tornar o esporte mais acessível, por meio de atividades realizadas nas principais cidades do mundo. Em Porto Alegre, foi instituída por lei municipal no 12.575/2019, aprovada pela Câmara de Vereadores.

Em busca do sonho

Mas nem tudo é perfeito. Não são todas cidades que possuem pistas de skates adequadas. “Em Osório as pistas que tem não são boas”, reclama a mãe de Maria. Ela conta que menina treina sozinha, pois não ainda não tem treinador ou patrocínio, e às vezes leva ela para outra cidade. “Eu levo às vezes para Capão (da Canoa). Mesmo com poucos recursos a guria vem evoluindo. No primeiro campeonato tirou 5º lugar e no último que participou em Pinhal foi campeã. “É o sonho dela e nós vamos apoiar”, finaliza a mãe Rafaela.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895