Geral

Smic fecha casa de festas na Goethe, em Porto Alegre

Desde o final de fevereiro, 84 estabelecimentos foram vistoriados pela Prefeitura

A casa de festas Maison Blanc, localizada na avenida Goethe, no bairro Rio Branco, foi fechada na tarde desta terça-feira pela força-tarefa da Prefeitura por falta de alvará de prevenção contra incêndio. O La Barca, no Bairro Floresta; o Divina Comédia, no Cidade Baixa; o Caldeirão do Juninho, o Encontru's Bar e o Metrópole, todos no Centro, foram vistoriados e aprovados. Desde o fim de fevereiro, 84 locais foram fiscalizados, dos quais 44 tiveram que ser interditados por problemas de segurança. 

Um decreto que vai orientar a tramitação dos processos relativos à proteção contra incêndio das casas noturnas da cidade, detalhando trâmites e prazos a serem cumpridos pelos proprietários dos estabelecimentos, já foi aprovado pelo prefeito José Fortunati. A data de publicação no Diário Oficial, porém, segue indefinida. A ideia é que o decreto oriente os empresários e os responsáveis técnicos a agilizar as adequações, segundo o secretário de Urbanismo, Cristiano Tatsch.

As inspeções em Porto Alegre e em diversas cidades brasileiras foram motivadas pela tragédia ocorrida em 27 de janeiro, em Santa Maria, quando 241 pessoas morreram em decorrência do incêndio na boate Kiss. Além da validade do alvará, a fiscalização examina se há alarmes, extintores de incêndio, saídas de emergência e sinalização adequada.


Bookmark and Share