SMS orienta Banco de Olhos a atender pacientes SUS 24 horas por dia

SMS orienta Banco de Olhos a atender pacientes SUS 24 horas por dia

Reunião na próxima semana irá definir as medidas para o hospital atender durante sete dias por semana

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

A dúvida sobre horários surgiu depois que um usuário ferido foi levado ao hospital no fim de semana

publicidade

O Banco de Olhos foi orientado a atender pacientes SUS com casos de urgência ou emergência durante 24h, sete dias na semana. Um ofício foi encaminhado pela Secretaria Municipal da Saúde ao hospital. De acordo com o secretário Carlos Casartelli, na próxima semana uma reunião pode ocorrer com a direção da unidade de saúde para definir as medidas necessárias a fim de que a determinação seja cumprida.

A dúvida sobre horários surgiu depois que um usuário ferido foi levado ao hospital no fim de semana. Os amigos dele precisaram procurar outra instituição de saúde porque notaram o aviso de atendimento exclusivamente de em dias úteis. O grupo acionou o programa A Cidade é Sua, da Rádio Guaíba, que ouviu o secretário Casartelli. Ele explicou que há uma limitação de atendimento a pacientes SUS no hospital, mas garantiu que essa restrição não deve ocorrer em fim de semana. Já o diretor-executivo do Banco de Olhos, Luís César Souto de Moura, garantiu que a exclusão do fim de semana era prevista em contrato.

Ao analisar o caso, a equipe da Saúde percebeu que recentemente o hospital habilitou-se em atendimento de alta complexidade e que essa modalidade exige que haja atendimento 24h a pacientes SUS. Conforme Casartelli, o hospital deve cumprir a exigência, mas não há prazo para que isso aconteça. Ele explicou que vai buscar uma solução negociada. Ele também admitiu que houve uma falha da Secretaria em não ter percebido o que o horário de atendimento deveria ser estendido.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895