Sob chuva, desfile temático contou a história do Estado

Sob chuva, desfile temático contou a história do Estado

Carros alegóricos na avenida ilustraram a formação do povo gaúcho na noite de segunda

Correio do Povo

Nossas Raízes foi o tema do desfile

publicidade

Nossas Raízes foi o assunto do desfile temático Farroupilha, que contou sobre a formação do povo rio-grandense, ontem à noite na avenida Beira-Rio. As cores da bandeira, criada durante a guerra de 10 anos, o verde, o vermelho e o amarelo, coloriram a noite.

Cerca de 1,1 mil tradicionalistas partiram das proximidades do estádio Beira-Rio e, divididos em alas, representaram a ação dos jesuítas; dos índios; a economia, com as indústrias do couro e do charque; as primeiras indústrias alemãs; a revolução farroupilha e tomada de Porto Alegre; o surgimento da primeira manifestação do folclore, com o Partenon Literário; o grupo dos oito jovens do Júlio de Castilhos e o CTG 35. Em seguida desfilaram invernadas que representaram a economia e a cultura em Pelotas, a fundação de Porto Alegre com os casais açorianos; a Guerra do Paraguai, a chegada dos italianos, e a revolução federalista.

Para sustentar a contação da história rio-grandense, foram usados seis carros alegóricos e quatro elementos cênicos, o que agradou o público. A proposta, segundo o diretor artístico do desfile, Alexandre Ourique, foi dar vida às passagens históricas conhecidas nos livros. Ourique explica que os carros foram projetados para permitir interação e ocupação humana.

O desfile ocorreu debaixo de chuva, o que não impediu os participantes de mostrarem garra e animação. A BM calcula que um público de 2 mil pessoas assistiram às apresentações dos carros alegóricos e dos elementos cênicos. Um carreteiro de charque foi distribuído por mulheres do setor das charqueadas.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895