Sobe para 7,6 mil o número de atingidos por cheias no RS

Sobe para 7,6 mil o número de atingidos por cheias no RS

Ao menos 24 cidades foram atingidas e três enviaram decreto de emergência

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Tratores movimenta águas do Rio Taquari que alagaram Lajeado

publicidade

Novo boletim da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul, publicado às 22h desta segunda-feira, indica um aumento do número de pessoas atingidas pelas cheias para 7.649 pessoas. A chuva forte deixou mais de 2.446 pessoas desabrigadas e 5.203 desalojadas. Até o momento os prefeitos de Pareci Novo, Esteio e São Sebastião do Caí enviaram documentação para decretar emergência em suas cidades.

As águas do Rio Taquari, que estabilizaram em 23,83 metros neste domingo, o que representou 10,83 metros acima do seu normal, estão baixando lentamente. Em média a água está reduzindo dez centímetros por hora. Na leitura do nível das água no Porto em Estrela, realizada às 22h desta noite o índice estava em 22,10m. Conforme relatório da Defesa Civil regional a enchente desabrigou 1.580 pessoas em nove cidades do Vale do Taquari.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Regional Vinícius Renner Galvani, uma família de 4 pessoas de Lajeado retornou para casa nesta segunda-feira, sendo que ainda estão em abrigos públicos 1.576 pessoas. Os locais de abrigo foram disponibilizados pela Defesa Civil e prefeituras. Em Lajeado, 246 pessoas estão no ginásio do Parque do Imigrante, onde recebem remédios, alimentos, agasalhos e material de higiene pessoal.

Para evitar o acúmulo de lama e detritos nas ruas e calçadas tomadas pela água do Rio Taquari tratores da Prefeitura passaram o dia movimentando a água, o que evitou a permanência da sujeira. Na cidade de Lajeado várias ruas continuam interrompidas por causa da água, o que está causando dificuldades na circulação dos veículos e principalmente dos ônibus, que tiveram seus itinerários alterados.

O Rio Grande do Sul ainda registra um ferido e um desaparecido em função das enchentes, mas o balanço não leva em conta a morte de um morador de Montenegro, que se afogou hoje à tarde no bairro Municipal. A Defesa Civil contabilizou 24 cidades afetadas até o momento.

De acordo com a Defesa Civil, o caso envolvendo Jeferson Boos, de 24 anos, que teve o corpo encontrado no Vale do Caí, não foi relacionado à enchente por nenhum órgão de atendimento - Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Já um desaparecimento no município de São Francisco de Paula é considerado decorrente da cheia do rio Taquari. Antônio Lazzari, de 54 anos, era um dos ocupantes de uma caminhonete que caiu na barragem do Blang, no sábado. No mesmo acidente, Giovani Rigoni sobreviveu.

Conforme boletim oficial, a subchefia de Defesa Civil da Casa Militar pede a doação de roupas, colchões, cobertores, medicamentos, material de higiene, alimentos e água. Ao todo, 21 municípios foram atingidos pela enchente: Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vale Real, Encantado, Santa Cruz do Sul, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo e Pareci Novo.

Mesmo na reta final da Campanha do Agasalho, a sargento Jurema Werner de Mattos, responsável pelo recebimento e distribuição das doações, ressaltou que a Central de Doações recebe durante todo ano donativos, justamente para ajudar em situações como essa. "Os municípios atingidos já estão solicitando apoio e nós estamos ajudando com o que temos na Central, mas pedimos que os gaúchos colaborem com a doação do que hoje consideramos o básico para a reestruturação destas comunidades, que são roupas, calçados, colchões e alimentos", frisou. A central de doações segue fazendo a coleta domiciliar a partir dos telefones (51) 8443.7446 e 3288.6781.

Confira a lista de cidades atingidas:

- Porto Alegre
- Parobé
- Esteio
- São Sebastião do Cai
- Eldorado do Sul
- São Jerônimo
- Gravataì
- Montenegro
- Santo Antônio da Patrulha
- São Francisco de Paula
- Bento Gonçalves
- Vale Real
- Cotiporã
- Salvador do Sul
- Venâncio Aires
- Lajeado
- Colinas
- Estrela
- Cruzeiro do Sul
- Arroio do Meio
- Taquari
- Bom Retiro do Sul
- Encantado
- Santa Cruz do Sul

Com informações do repórter Deoli Graff
.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895