• Leia mais sobre as chuvas no Rio Grande do Sul
Cinco casas foram destruídas pelos escombros e três pessoas que morreram já foram identificadas: Marli Teresinha Jardim e o casal Iraci Pereira e Fernando Leite de Lima. Os dois são irmã e cunhado do terceiro sargento da Brigada Militar, Itacir Pereira, que participava das buscas.
Segundo a Defesa Civil, duas crianças e o pai delas foram resgatados com vida. Há riscos de novos desabamentos, mas cerca de 30 pessoas participam dos trabalhos de busca nos escombros, onde ainda existem pessoas desaparecidas. A Brigada Militar tenta confirmar com vizinhos quantas pessoas estavam na área atingida, mas ainda não tem esta informação. Os corpos das vítimas de deslizamento de terra serão veladas em uma cerimônia coletiva. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município e vice-prefeito, Vanderlei Petry, o velório – que ainda não tem horário nem data definidos – vai ocorrer no ginásio municipal da Oktoberfest.
Um ônibus está servindo de refeitório para bombeiros, policiais militares e voluntários que atuam nas ações de resgate. Os desalojados foram acolhidos numa escola municipal e numa creche. As famílias recebem apoio psicológico e tratamento médico. O Grupamento de Busca e Resgate de Porto Alegre está no município com um cão farejador participando das buscas.
Segundo o prefeito de Igrejinha, Jackson Fernando Schmidt, a cidade foi uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Paranhana e de outros 11 arroios que cortam o município. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 8h deste sábado havia chovido 118 mm na cidade, sendo que a média mensal é 100 mm.