Sobram vagas para curso de qualificação de mototaxista em Porto Alegre

Sobram vagas para curso de qualificação de mototaxista em Porto Alegre

Das 650 vagas oferecidas em 2013, apenas 16 profissionais se inscreveram

Cláudio Isaías / Correio do Povo

Inscrições para curso de qualificação de mototaxista e motofretista são gratuitas

publicidade

Com inscrições abertas, o curso de qualificação de mototaxista e motofretista oferecido pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Porto Alegre, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), não tem atraído os candidatos. Das 650 vagas oferecidas em 2013, apenas 16 profissionais se inscreveram para realizar o curso que termina em dezembro deste ano. Em 2012, 350 motociclistas concluíram a qualificação.

A coordenadora do Senat Porto Alegre, Karina Salamoni, explicou que apenas oito motociclistas participam das aulas em uma turma com capacidade para 24 alunos. “Existe um descrédito dos profissionais porque a legislação a todo o momento é postergada”, lamentou. Ela fez um apelo para que os motociclistas participem da qualificação. “A proposta do curso é capacitar os profissionais que fazem o transporte de passageiros e de mercadorias sobre duas rodas”, explicou.

Segundo Karina, os cursos estão previstos na Resolução 350, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que instituiu a obrigatoriedade de formação especializada para o exercício das duas atividades. O curso, com duração de 30 horas, trata de temas como legislação de trânsito, qualidade na prestação do serviço, mecânica básica para motocicletas, gestão de risco sobre duas rodas e aulas teóricas e práticas de pilotagem.

As inscrições gratuitas podem ser feitas no Sine da avenida Mauá, 1013. Mais informações sobre o curso pelos telefones (51) 3289-1269 ou 3374-8080. Para o motociclista participar da qualificação é necessário ter dois anos de atuação como motofretista e mototaxista.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895