O aposentado Paulo Roberto de Oliveira, de 50 anos, passou a tarde pescando lambaris e piavas com uma pequena linha presa em um cano com dois anzóis. “Tem dias que chego a pegar cinco quilos de peixe. Hoje, por causa dos barcos, está mais difícil, porque eles afugentam os peixes. Uso farinha como isca. Limpo com vinagre e tempero com limão e frito tudo. Quando pego peixe de couro, faço ensopado”, contou.
No Parque da Redenção, a presença de famílias foi grande. A maioria aproveitou o dia de folga para levar as crianças e os cachorros para brincar. Os jovens preferiram fazer rodas de chimarrão, passeios de bicicleta e compras na feira de artesanato.
No Parque da Encol, o movimento foi menor. Quem circulou por lá, preferiu o conforto das cadeiras de alumínio nas sombras das árvores. Muitos casais de namorados optaram por deitar sobre o gramado e tirar um cochilo.
Na Usina do Gasômetro, uma das opções foi pedalar pela ciclovia | Foto: André Ávila