Sol volta ao RS, mas cheias de rios seguem causando transtornos

Sol volta ao RS, mas cheias de rios seguem causando transtornos

Sexta-feira terá temperaturas amenas, com máxima de 17°C em Porto Alegre

MetSul

publicidade

O sol volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Depois das fortes precipitações, que causaram transtornos em todas as regiões, o Estado deverá ter uma manhã com muitas nuvens, mas com melhora progressiva no decorrer do período.

• Fotos mostram alagamentos e quedas de barreiras no Rio Grande do Sul

Durante a manhã, os termômetros ficam abaixo dos 10ºC na maior parte do RS, com mínima prevista de 2°C, em Santana do Livramento. A temperatura sobre, contudo e atinge máxima de 17ºC, em Porto Alegre. A Capital poderá ter mínima de 9ºC.

Conforme a MetSul, uma grande enchente era inevitável. A chuva foi extrema nas nascentes dos principais rios da Serra, com acumulados em apenas um dia de 200 mm em alguns pontos. O Caí estava, na quinta-feira à tarde com 14,62 metros em São Sebastião do Caí, nível perto do recorde histórico documentado de 15 metros, em 1878. Moradores do Vale do Taquari descreviam a pior cheia em décadas em algumas cidades.

O quadro melhora nesta sexta, no Paranhana e na área de Taquara e Rolante, assim como na parte alta do Taquari, mas piora muito em Montenegro e entre Campo Bom e São Leopoldo. A enchente cede aos poucos em Lajeado e Estrela.

No fim de semana, os pontos críticos devem ser as áreas dos rios Caí, Sinos e Gravataí, perto de Porto Alegre como a faixa entre Novo Hamburgo e Canoas, assim como Nova Santa Rita, Gravataí e Cachoeirinha. Nestes pontos os rios subirão ainda mais, apesar da melhora do tempo.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895