Geral

Superlotação atinge emergências em Porto Alegre

Clínicas e Dom Vicente Scherer atendem apenas casos graves

Duas emergências para adultos estão com atendimento restrito em hospitais de Porto Alegre neste sábado. A superlotação atingia o Hospital de Clínicas, que opera pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e o Hospital Dom Vicente Scherer, do Complexo Hospitalar Santa Casa, que recebe conveniados e particulares.

O Clínicas abrigava 110 pessoas em espaço destinado a 49. No Dom Vicente Scherer, com capacidade para 14 pacientes na unidade de urgência, havia 11 excedentes o que levou a instituição a suspender o atendimento a pacientes novos por convênio. Em ambas instituições, eram atendidos apenas casos considerados graves. Os demais foram encaminhados a outros hospitais.

No Santa Clara, também do Complexo Hospitalar Santa Casa, havias apenas um leito vago no Setor de Emergência, que já abrigava 25 pessoas. No Hospital Conceição, 118 pessoas aguardavam por internação em ala destinada a 49. No entanto, apesar da superlotação, seguia atendendo normalmente.


Bookmark and Share