Susepe aguarda liberação da Penitenciária de Charqueadas para resolver superlotação

Susepe aguarda liberação da Penitenciária de Charqueadas para resolver superlotação

Após interdição de casa prisional, presos estão amontoados em celas de delegacias

Correio do Povo

Susepe aguarda liberação da Penitenciária de Charqueadas

publicidade

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) aguarda o fim da interdição judicial da Penitenciária Modulada de Charqueadas para resolver o problema dos presos amontoados em celas de delegacias em Porto Alegre. “Não temos alternativa”, alertou nesta sexta-feira a superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, referindo-se à falta de vagas no sistema prisional.

A expectativa de Marli é de que a Justiça libere ainda nesta sexta-feira o estabelecimento penal, que foi interditado por problemas estruturais nas redes hidráulica e elétrica, entre outros. “Já estamos resolvendo”, resumiu, acrescentando que 130 vagas já ficariam disponíveis tão logo seja autorizado o ingresso de novos presos para, consequentemente desafogar as delegacias.  

No total, cinco casas prisionais encontram-se interditadas judicialmente em Charqueadas, Montenegro e Arroio dos Ratos, em decorrência da superlotação ou problemas estruturais históricos. Marli Ane Stock relatou que a Susepe está resolvendo também a situação da Penitenciária Estadual de Charqueadas, igualmente impedida de receber novos presos. Sobre o complexo penitenciário de Canoas, que terá um total de 2,4 mil vagas, ela manifestou a possibilidade de que o segundo módulo fique pronto em até 210 dias, abrindo 805 vagas. 

Para o regime semiaberto, a intenção é criar 1 mil novas vagas com a construção de seis unidades na Região Metropolitana de Porto Alegre. As obras devem durar em torno de oito meses após o início. Uma reforma, destacou, está sendo feita no Albergue Pio Buck, na Capital, que contará com 120 vagas no semiaberto. A compra de mais 1 mil tornozeleiras eletrônicas, por outro lado, deve somar-se ao número atual de 1,6 mil equipamentos já em uso.

A superintendente da Susepe confirmou ainda a realização de concurso para agentes penitenciários conforme prevê a a segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública. O ingresso de cerca de 700 novos servidores será gradual, sendo em três etapas com 235 em março de 2017, outros 235 em junho e mais 230 em setembro de 2017. “A Susepe tem buscado soluções em um curto espaço de tempo”, assegurou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895