Sustentabilidade começa a ser debatida hoje no Fórum Social Temático

Sustentabilidade começa a ser debatida hoje no Fórum Social Temático

Discussões ocorrem Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Correio do Povo

publicidade

Como tornar o mundo um ambiente sustentável para se viver começa a ser debatido nesta terça em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo pelos participantes do Fórum Social Temático (FST) 2012, braço do Fórum Social Mundial (FSM), nascido na Capital em 2002. Até domingo, líderes vão expor suas plataformas de governo aos representantes da sociedade civil organizada de vários países nas oficinas do fórum e em eventos paralelos.

"Este será o primeiro fórum do mundo a organizar em um documento propostas a serem apresentadas na conferência Rio +20, a ser realizada no Rio, entre os dias 20 e 22 de junho", afirmou a coordenadora do Comitê Porto Alegre, Jane Argollo.

Com aprovação histórica (59%) em um primeiro ano de mandato, segundo pesquisa Datafollha, a presidente Dilma Rousseff decidiu vir a Porto Alegre ao invés de Davos, na Suíça, no Fórum Econômico Mundial. Ela é esperada no final da tarde de quinta-feira, no Gigantinho, para proferir conferência sobre a conjuntura internacional e o papel do Brasil, ao lado do colega uruguaio, José Mujica. Dilma estará acompanhada de nove ministros.

Hoje, às 8h30min, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano, abre o FST, com uma palestra no Palácio Piratini, sobre "A importância da sociedade civil para a segurança alimentar e nutricional". Graziano é o primeiro brasileiro a assumir a instituição desde a sua fundação, em 1945. Às 9h, no Salão de Eventos da Reitoria da Ufrgs, ocorre a abertura do Fórum Mundial de Educação.

Às 14h30min, uma colcha confeccionada com resíduos por estudantes da rede estadual de ensino será exposta na fachada do Palácio Piratini. O ato contará com a presença do governador Tarso Genro e dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Jussara Cony, e da Educação, José Clovis Azevedo, além de alunos e professores.

De lá, outras colchas vão se unir aos participantes da tradicional Marcha de Abertura do FST, com concentração marcada para às 15h, no Largo Glênio Peres. A caminhada termina no Anfiteatro Pôr do Sol, onde, a partir das 19h, começam os shows de abertura do FST 2012. A programação completa do fórum pode ser acessada no site do evento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895