Técnicos em enfermagem são homenageados em Porto Alegre

Técnicos em enfermagem são homenageados em Porto Alegre

Profissionais promoveram uma visita virtual para mostrar rotina no Hospital Moinhos de Vento

Felipe Samuel

publicidade

Os profissionais de saúde do Hospital Moinhos de Vento promoveram nesta quarta-feira uma visita virtual para mostrar como é a rotina dentro da instituição em meio à pandemia do novo coronavírus.

O tour - que marcou o Dia do Técnico em Enfermagem, comemorado no dia 20 - apresentou o trabalho na Emergência, no Centro de Terapia Intensiva Adulto, na Unidade de Internação e no Centro Cirúrgico.

Com o tema “Atuação do Técnico em Enfermagem frente à pandemia: Como nos preparamos?”, a videoconferência apresentou depoimento de profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

Coordenadora assistencial do Centro Cirúrgico, a enfermeira Eliane Farias, que trabalha há 13 anos na instituição, destacou a importância do técnico de enfermagem no atendimento a pacientes diagnosticado com a Covid-19 e o preparo das equipes, que iniciou ainda em março, quando foram confirmados os primeiros casos no país.

"Estudamos muito a questão do atendimento, do fluxo, de como seria procedimentos, organização, tempo de preparo da sala cirúrgica", observa. Eliane reforça que a chegada da doença obrigou ainda a mudança em uma série de protocolos, que passaram a ser atualizados com maior frequência.

Além do preparo do instrumental, no Centro de Material e Esterilização, até a chegada em sala, Eliane afirma que o trabalho dos profissionais é fundamental, por isso a necessidade de redobrar os cuidados de higiene e manuseio de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Divisão de pacientes

Técnica em enfermagem há sete anos no Moinhos, Fabiane Plenz, explicou que o hospital adotou procedimento similar a outros hospitais, com a separação de pacientes que testaram positivos para a doença dos pacientes comuns. "Quando recebemos a notícia de que íamos atender pacientes com esses sintomas foi um impacto muito grande para toda equipe", recorda.

Fabiane afirma que foi preciso montar estrutura para manter paciente no bloco cirúrgico e garantir um fluxo diferenciado dos pacientes com a doença dos demais da área cirúrgica. "Preparo do paciente com Covid tem fluxo diferente, não colocamos junto com cirurgias eletivas", frisa.

Cuidados

Ela afirma que os profissionais da saúde dobraram os cuidados na hora de colocação e retirada dos EPIs, como óculos de proteção e paramentação e desparamentação de rotina. "Fazemos tudo isso para garantir saída segura do bloco cirúrgico e para não levar nada para a família", completa.

O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini agradeceu o trabalho desenvolvido pelos técnicos em enfermagem. "Técnico em enfermagem é aquela pessoa que fica do nosso lado, de perto, que mais nos aproximamos, que mais nos conhece, tanto as fraquezas quanto as necessidade", conclui.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895