O transporte intermunicipal da Região Metropolitana ficará mais caro a partir da próxima quinta-feira. Conforme a Metroplan, o reajuste será de 6,24% para os 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. O aumento publicado nesta segunda-feira pela Metroplan, havia sido aprovado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs) na última quinta-feira. No ano passado, o reajuste nas tarifas dos ônibus intermunicipais foi de 14,87%.
Conforme o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, o aumento deste ano corresponde basicamente à inflação do período somado a um percentual de atraso que houve na aprovação do reajuste do ano passado. “O reajuste foi aprovado na quinta-feira passada pela Agers e corresponde basicamente o reajuste do período no valor de 6,24%. Há também um componente de uma diferença devido ao atraso da implantação do reajuste no ano passado. Esse valores entrarão em vigor, a partir do dia 1° de junho”, afirmou.
O reajuste vale apenas para viagens intermunicipais, onde os valores são variáveis conforme a linha. O superintendente também avaliou que a crise financeira e o desemprego contribuiu para que nos últimos três anos houvesse queda de 20% no número de passageiros transportados. “É uma situação bastante relevante e me parece uma situação da crise econômica somado ao desemprego”, avaliou.
Além de Porto Alegre, compõem a Região Metropolitana as cidades de Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão.
Tarifa dos ônibus da região Metropolitana aumenta a partir de quinta
Reajuste será de 6,24% para os 34 municípios