TCE cria grupo de trabalho para acompanhar andamento de obras da Copa

TCE cria grupo de trabalho para acompanhar andamento de obras da Copa

Objetivo é garantir a boa aplicação do dinheiro público, explica presidente do Tribunal

Danton Júnior / Correio do Povo

TCE cria grupo de trabalho para acompanhar andamento de obras da Copa

publicidade

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) irá acompanhar de perto o andamento das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. A criação de um grupo de trabalho com a prefeitura foi anunciada na tarde desta terça-feira, em reunião do prefeito José Fortunati com os conselheiros. Segundo o presidente do TCE, João Osório, o trabalho terá como meta garantir a boa aplicação do dinheiro público, prevenindo erros e atrasos que possam comprometer os resultados. “Nossa função é orientar e mostrar o caminho para que o dinheiro público seja bem aplicado”, disse.

O anúncio ocorre a pouco mais de três anos da competição. Durante a reunião, o prefeito José Fortunati afirmou que o tempo exíguo preocupa. “Precisamos ser céleres, sem significar uma ruptura com os preceitos legais”, afirmou. “O que não queremos é ser interrompidos por questões que são aparentemente legais.” O conselheiro Algir Lorenzon ressaltou que a parceria irá possibilitar “cortar caminhos, sem abrir mão da prerrogativa do tribunal de fiscalizar."

Sobre as críticas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao atraso de obras no Brasil, Fortunati disse que os comentários não se aplicam a Porto Alegre. Blatter disse na segunda-feira que, três anos antes da Copa da África do Sul, os africanos estavam mais adiantados do que os brasileiros estão hoje. Segundo Fortunati, a preocupação da Fifa é maior com relação a aeroportos e estádios que ainda não foram concluídos. “Com a decisão recente do Internacional (que adotou a parceria com uma construtora para reformar o Beira-Rio) estamos muitos tranquilos”, explicou. Conforme o prefeito, Porto Alegre não irá investir dinheiro público em obras que não irão ficar para a cidade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895