A instabilidade predomina e o Rio Grande do Sul seguirá com cobertura de nuvens em todas as regiões e abafamento em áreas da Metade Norte do Estado. Pode chover a qualquer hora, alternando intervalos de melhoria e pequenas aberturas de sol. Não se descarta a ocorrência de temporais isolados com raios, vento e granizo.
Modelos indicam que os volumes de precipitação poderão ser altos em alguns pontos, superando os 60 mm. A amplitude térmica será mais restrita na maior parte das regiões e a variação será maior nos municípios do Norte.
As mínimas rondam os 17°C em São José dos Ausentes e no Chuí. As máximas, por sua vez, devem superar os 30°C na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 23°C e 32°C.
A segunda-feira foi de tempo instável com chuva concentrada em áreas da Metade Oeste, Noroeste e parte do Sul, pontos que tiveram mais uma vez os maiores volumes de precipitação. Em São Borja, a estação do Inmet registrou 70 mm o que corresponde a 60% da média histórica. Em Santa Maria choveu 52 mm o equivalente a 42% do normal para o mês de dezembro.
A temperatura ainda subiu onde a chuva custou a chegar. A maior máxima do Estado foi registrada novamente na Capital, com 34,1oC segundo rede de dados do Sistema Metroclima.
O abafamento persiste, embora em superfície a temperatura suba menos, nos baixos níveis da atmosfera o ar quente mantém o potencial de temporais localizados com acumulados de chuva que poderão ser altos. Na quarta-feira, o avanço de uma massa de ar seco propicia a melhora no tempo desde cedo nos municípios do Oeste e Sul.
Já nas áreas da Metade Norte o tempo segue instável com risco de chuva forte e grandes acumulados em áreas isoladas. A temperatura cai rápido da tarde para a noite quando a massa de ar avança mais em direção ao Norte e em razão disso a menor temperatura poderá se dar a noite nessas cidades.
De quinta a sábado, se nada mudar, os modelos indicam predomínio de tempo seco com sol e grande amplitude térmica, com manhãs frescas e tardes de aquecimento gradual.
Tempo segue instável e com muitas nuvens no RS nesta terça-feira
Calor mais intenso deve ser registrado na Região Metropolitana, com mais de 30°C