Temporal danifica 581 casas, deixa um ferido e desaloja 16, aponta Defesa Civil

Temporal danifica 581 casas, deixa um ferido e desaloja 16, aponta Defesa Civil

Novo boletim mostra também que o número de municípios com estragos subiu para 14

Correio do Povo

Moradores de Herveiras colocando lonas em residências atingidas

publicidade

O novo boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quinta-feira, aponta que 581 casas foram danificadas pelo temporal que atingiu o Estado na noite dessa terça e madrugada dessa quarta. O levantamento mostra ainda que subiu para 14 o número de municípios atingidos.

Das 581 casas danificadas, 150 estão em São Grabriel e 100, em Flores da Cunha, onde o quartel da Brigada Militar e um ginásio poliesportivo também foram atingidos por pedras de granizo.

O temporal deixou ainda uma pessoa ferida em Lajeado, no Vale do Taquari. A vítima foi atingida por uma estrutura que se desprendeu de uma residência. Segundo a Defesa Civil, ela passou por atendimento médico e já teve alta do hospital.

A chuva com granizo obrigou ainda 16 pessoas a deixarem suas casas. Os moradores foram para as residências de amigos e familiares. A cidade com mais desabrigados é Herveiras. A cidade também teve danos na área rural. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas galpões e estufas e lavouras de fumo foram danificados.

Falta de luz

Por causa do temporal, há ainda 54,9 mil pontos sem energia elétrica no Estado nesta quinta-feira. No auge das chuvas, 190 mil imóveis chegaram a ficar sem luz.

Na manhã desta quinta-feira, na área de concessão da RGE havia 28,3 mil clientes sem energia. A região mais afetada é a Serra gaúcha, principalmente as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

Já na área de concessão da RGE Sul, há 26,6 mil sem luz – a maioria nos vales do Rio Pardo e Taquari. Devido ao temporal, as regiões tiveram queda de árvores, bloqueio de ruas e casas destelhadas. Algumas escolas de Santa Cruz do Sul e de Vera Cruz suspenderam as atividades devido aos transtornos.

Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

Confira os estragos em cada cidade

- Alegrete: chuva forte e granizo, mas sem danos.
- Estrela: 30 residências parcialmente destelhadas. Chuva e vento forte.
- Formigueiro: queda de postes, falta de energia elétrica.
- Flores da Cunha: 100 residências parcialmente atingidas, além do destelhamento de quatro escolas, do quartel da Brigada Militar e do ginásio poliesportivo. Prejuízos na área rural. Queda de postes de energia elétrica e árvores.
- Herveiras: residências parcialmente atingidas deixando 12 pessoas desalojadas. Danos na área rural, galpões, estufas de fumo e lavouras de fumo (contabilizando). Vendaval e granizo.
- Lajeado: residências parcialmente destelhadas. Uma pessoa ficou ferida ao ser atingida por uma estrutura que caiu de uma residência. A cidade tem ainda duas pessoas desalojadas. Queda de árvore em uma residência. Chuva e vento forte.
- Santa Cruz do Sul: 23 residências parcialmente destelhadas. Queda de postes de energia elétrica e árvores. Granizo na área rural (lavouras de fumo). Município em atendimento.
- Santiago: queda de postes e falta de energia elétrica. Chuva forte.
- São Gabriel: 150 residências com telhado parcialmente atingido. Chuva forte, pontos de enxurrada, granizo.
- São Vicente: queda de postes e falta de energia elétrica. Chuva forte.
- São Sepé: queda de postes e falta de energia elétrica. Chuva forte e granizo miúdo.
- Venâncio Aires: 36 residências parcialmente destelhadas (área urbana e rural). Chuva e vento forte.
- Vera Cruz: residências parcialmente destelhadas (contabilizando) e uma residência com estrutura parcialmente atingida. 02 pessoas desalojadas. Destelhamento parcial em 01 hospital (pacientes já removidos). Chuva e vento forte.
- Westfália: oito residências atingidas.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895