Na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 30 mil consumidores estão sem luz, principalmente no Litoral Norte. Os municípios mais atingidos são Osório, Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal e Capão.
Já a Rio Grande Energia (RGE) informou que o temporal provocou a interrupção no fornecimento de energia nas regiões Metropolitana, Serra, Nordeste e Vale do Paranhana, sem informar o número de consumidores afetados.
Falha na Trensurb
Na região Metropolitana, a Trensurb desligou os trens por volta das 14h30min devido à queda de uma árvore na estação Mathias Velho, em Canoas. As operações foram parcialmente retomadas às 17h15min, entre as estações Mercado e Mathias Velho. O transporte entre Mathias Velho e São Leopoldo é feito por ônibus integrados, de forma gratuita. Segundo a Trensurb, o intervalo entre os trens é de seis minutos. A previsão de retomada de todo o sistema é para as 19h.
Ventos acima de 100 km/h
As rajadas de vento passaram de 100 km/h em Cruz Alta, no Alto Jacuí, e em Lagoa Vermelha, no Norte do Estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já em São Borja, Jaguarão e Canguçu, o vento ficou em torno de 60 km/h. Em Arroio do Tigre e em Sobradinho, nos Campos de Cima da Serra, houve queda de granizo.
Na BR 386, outdoors e galhos caíram no trecho entre Canoas, na região Metropolitana, e Tabaí, no Vale do Taquari. O telhado de um posto de combustíveis também foi destruído pelas rajadas. Na via lateral da BR 116, em Canoas, outro outdoor foi arrancado pela ventania. A estrutura atingiu a rede elétrica na avenida Getúlio Vargas, sentido interior-Capital.
Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, ficou alagada | Crédito: Vinícius Roratto
Queda de quase dez graus Celsius
O temporal associado aos fortes ventos também ajudou a diminuir o calor no Estado. Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 32,2ºC e caiu para 23,5ºC na Lomba do Pinheiro, segundo o Sistema Metroclima. Às 15h, os termômetros marcavam 25,9ºC na zona Norte, 26,2ºC no Moinhos de Vento, 26ºC no Menino Deus e 24,5ºC no Aeroclube.
Pelo menos sete pontos ficaram com os semáforos desligados devido à queda de energia, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As falhas foram registradas nas avenidas Assis Brasil, Sertório, Farrapos, Cristóvão Colombo, Doutor Timóteo, 24 de Outubro e Baltazar de Oliveira Garcia. A maioria dos semáforos já voltou ao normal.