Geral

Temporal destelha mais de mil casas em Taquara

Seis escolas e um posto de saúde suspenderam as atividades <br />

Seis escolas e um posto de saúde suspenderam as atividades
Seis escolas e um posto de saúde suspenderam as atividades Foto : Magda Rabie / Divulgação Prefeitura de Taquara/ CP
O temporal com fortes ventos registrado, no domingo, em Taquara, no Vale do Sinos, deixou mais de mil casas destelhadas, conforme o prefeito Délcio Hugentobler. “Isso é o mínimo, porque ainda não terminamos de fazer o levantamento”, explicou. As seis principais escolas do município foram afetadas, cinco delas sofreram avarias nos telhados e uma foi atingida por duas árvores. As atividades foram suspensas e cerca de 3 mil alunos ficam sem aula nesta segunda-feira. 

O posto de saúde Regina Silva, no bairro Mundo Novo, também registrou estragos. Cerca de 300 pessoas ficarão sem atendimento, ao menos, até amanhã.

“A nossa prioridade agora é a liberação dos acessos”, disso o prefeito. Ao todo, mais de 80 árvores caíram nas ruas, casas e na rede de energia. Os bombeiros retiraram mais de 50 das ruas e atendem outras 32 ocorrências hoje. A prefeitura removeu ainda 32 árvores na cidade após o temporal. Além disso, 20 postes tombaram em Taquara durante o vendaval.

Hugentobler informou que o município decretará situação de emergência, assim que forem concluídos os dados sobre os estragos. Ele disse que muitas famílias precisaram ser acomodadas em casas de vizinhos e parentes na noite de ontem.

Em Sapiranga, também no Vale do Sinos, 50 casas ficaram destelhadas em razão do vendaval e da chuva, que provocaram ainda a queda de dezenas de árvores e postes de energia elétrica. Somente em uma rua, seis estruturas caíram. Segundo o secretário de Obras e Coordenador da Defesa Civil do município, Amilton Pereira, será decretada situação de emergência amanhã.

Em Tapes, seis casas foram destelhadas e três postes caíram no Balneário Rebelo, às margens da Lagoa dos Patos.
 

Bookmark and Share