"Tenho oito anos como diretor da Chesf e nunca vivi uma ocorrência desse tipo"

"Tenho oito anos como diretor da Chesf e nunca vivi uma ocorrência desse tipo"

Falha em sistema de proteção provocou apagão no Nordeste, segundo Mozart Bandeira Arnaud

R7

publicidade

Uma falha no sistema de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, município do Estado de Pernambuco, provocou o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na noite dessa quinta-feira e madrugada desta sexta-feira. A informação foi dada ao portal R7 pelo diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Mozart Bandeira Arnaud. Ele explicou que toda a instalação de energia deixou de funcionar, o que provocou um balanço no sistema, afetando outras unidades geradoras e o desligamento de energia em sete Estados e parte do Piauí. "Tenho oito anos como diretor da Chesf e nunca vivi uma ocorrência desse tipo."

Arnaud diz que o problema foi isolado e que a subestação pode funcionar sem uma das linhas de transmissão, à qual a cartela com defeito está ligada. Os Estados atingidos foram: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Piauí. Segundo Arnaud, o apagão começou à 0h20 e o fornecimento de energia foi sendo retomado ao longo da madrugada. O religamento foi sendo feito de maneira gradativa por precaução para evitar possíveis acidentes. 

De acordo com Arnaud, o defeito "já foi inteiramente identificado", mas as companhias vão aprofundar estudos para evitar novas interrupções desse tipo. " O defeito aconteceu em uma subestação à qual se conecta uma usina de mesmo nome, Luiz Gonzaga, e também por ela passam seis linhas de alta transmissão, de 6 mil volts. Uma cartela eletrônica, do sistema de controle e proteção, apresentou defeito e deu ordem para desligar a subestação, sem que existisse nenhum problema", relatou.

Durante o período de escuridão e poucas informações, as redes sociais ajudaram na divulgação de informações em vários pontos do Nordeste. Faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior e a luz foi voltando gradativamente, a partir da 0h30 desta sexta, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter.

O próprio presidente da Chesf sofreu com o apagão e prometeu não medir esforços para esclarecer as razões do problema enfrentado pela população nordestina.

Tão logo a energia voltou ao sistema, as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife.

Assista ao vídeo:




Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895