Termina greve dos operários da nova Ponte do Guaíba

Termina greve dos operários da nova Ponte do Guaíba

Obras devem ser retomadas ainda nesta segunda-feira

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Construção da nova Ponte do Guaíba deve ser retomada nesta segunda

publicidade

Os trabalhadores da construção da nova Ponte do Guaíba encerraram nesta segunda-feira a greve que durava uma semana. O fim da paralisação foi possível após mediação judicial e as obras deverão ser retomadas ainda hoje.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada, Isabelino dos Santos, a nova proposta do consórcio responsável pela construção eleva o vale-alimentação de R$ 180 para R$ 240, além de garantir melhorias na segurança do trabalho e auxílio médico. Apesar de não contemplar toda a demanda dos trabalhadores, o sindicalista acredita que a oferta é considerável.

Cerca de 400 operários trabalham nos três canteiros de obras da nova ponte. Segundo o Siticepot, 130 são contratados pela Spontes, sendo o restante de responsabilidade da Queiroz Galvão.

Uma das demandas não aceitas na negociação é o pedido para que os trabalhadores recebessem folgas trimestrais para visitar os familiares, uma vez que a maioria dos operários da SPontes é de origem nordestina.

A construção da segunda ponte do Guaíba começou em outubro de 2014 e tem conclusão prevista para o final de 2017, ainda que haja incertezas sobre o repasse de verbas federais para o andamento dos trabalhos. Cerca de mil famílias que moram às margens da nova travessia serão desalojadas e transferidas para empreendimentos construídos pelo governo federal.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895