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Teste das sinaleiras foi feito para dar errado, diz autor da emenda

Marcelo Sgarbossa (PT) explicou que projeto fala em 30s para sinaleiras de pedestres e não de carros

Marcelo Sgarbossa (D) diz que faltou gestão ao executar o teste | Foto: Reprodução / CP
O vereador Marcelo Sgarbossa (PT), autor da emenda que instituiu 30 segundos nos tempos de sinaleiras em Porto Alegre, avaliou que o teste realizado nesta terça-feira para avaliar a implantação da mudança foi feito para dar errado. Marcelo Sgarbossa disse não acreditar que a proposta tenha sido prejudicá-lo. “Não chego a dizer isso. Eu atribuo à falta de gestão desse teste”, comentou.

O vereador afirmou que há uma preferência por carros em Porto Alegre. Explicou que foi mal compreendido porque a emenda trata de 30 segundos para sinaleiras de pedestres e não de carros. Sobre isso, o coordenador de planejamento semafórico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramirez, justificou à reportagem da Guaíba que os sistemas estão interligados e que não há como alterar um sem gerar consequências no outro.

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O vereador defendeu ainda a necessidade de sequência de sinais verdes para quem caminha e não para quem anda com veículo particular. A EPTC sincroniza os sinais para dar mais fluidez ao trânsito, de modo que um conjunto de semáforos com sinal aberto é mantido para facilitar a passagem de automóveis e ônibus.

Sgarbossa lembrou que o prefeito esteve reunido com o grupo Mobicidade - que defende o privilégio na cidade para quem anda a pé ou de bicicleta – e prometeu sancionar a emenda. José Fortunati disse nesta tarde que pretende chamar os ativistas para justificar o veto à proposta.

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Samuel Vettori / Rádio Guaíba