Geral

Tio doa parte do fígado para bebê de seis meses

Transplante intervivos ocorreu na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Bebê deve ter alta em duas semanas
Bebê deve ter alta em duas semanas Foto : Adriana Abad / Divulgação / CP
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou um transplante intervivos entre um jovem de 23 anos que realizou a doação de parte do fígado para o sobrinho de apenas seis meses. O responsável pelo procedimento, Antônio Nocchi Kalil, e a hepatologista infantil Cristina Targa Ferreira detalharam nessa quarta-feira a cirurgia ocorrida no Hospital da Criança Santo Antônio. Segundo Kalil, a cirurgia envolveu 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Conforme ele, o menino nasceu com uma má formação congênita no fígado. "O órgão não possuía os canais biliares, o que provocou a perda da função hepática e uma espécie de cirrose. A expectativa de vida da criança era de alguns meses", destacou.

A médica Cristina Targa ressaltou que a solução foi encontrada na família da criança. Testes de compatibilidade apontaram o tio como o doador ideal. As duas cirurgias, de retirada de parte do fígado do doador e o implante no bebê, duraram dez horas e foram realizadas na sexta-feira passada.

A cirurgia foi um trabalho conjunto das equipes cirúrgicas de transplantes hepáticos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, centro de referência brasileiro em transplantes intervivos hepáticos pediátricos. O menino está em recuperação na UTI. A equipe médica acredita que ele deixará o Hospital da Criança Santo Antônio em duas semanas. O doador já recebeu alta do hospital nessa quarta. "Faria tudo de novo. Uma vida estava em jogo."

Bookmark and Share