TJ aprova inclusão de casal homossexual em lista de adoção

TJ aprova inclusão de casal homossexual em lista de adoção

Ação ajuizada na comarca de Santa Cruz do Sul foi favorável hoje por quatro votos a três

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

Por quatro votos a três, o 4º Grupo Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) confirmou a habilitação em cadastro de adoção de um casal de mulheres. A ação havia sido inicialmente ajuizada na comarca de Santa Cruz, porém a sentença inicial deferiu apenas a possibilidade de que uma das mulheres pudesse adotar. Elas recorreram ao Tribunal de Justiça alegando que mantém um relacionamento equivalente a união estável, com estrutura familiar e que preenchem os requisitos necessários para habilitarem-se juntas à adoção.

O desembargador Claudir Fidélis Faccenda, que inicialmente votou contra a habilitação conjunta, afirmou que mudaria seu voto em razão de uma recente decisão semelhante no Estado. “Achei que é hora de mudar o pensamento”, explicou Faccenda, que alegou ter buscado na Constituição Federal os argumentos necessários para justificar a decisão favorável às duas interessadas.

"Argumento da igualdade, da possibilidade de união entre pessoas do mesmo sexo, além da relevância do assunto porque há abrigos com muitas crianças", explicou o desembargador. Os desembargadores destacaram que os casais homoafetivos devem ter tratamento digno e igualitário.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895