TJ do Estado divulga salários de servidores, mas mantém nomes em sigilo

TJ do Estado divulga salários de servidores, mas mantém nomes em sigilo

Medida não atende resolução do CNJ, que pede publicação nominal das remunerações

Correio do Povo

publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) disponibilizou em sua página na internet a lista com os cargos e a remuneração de seus servidores e magistrados. A pedido do presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, o material mantém em sigilo os nomes de seus detentores.

A decisão, no entanto, não atende plenamente a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pede a publicação da lista com o nome dos servidores, o cargo que ocupam, a unidade em que estão lotados, os valores recebidos no mês, as vantagens (adicional por tempo de serviço, quintos, décimos, etc), os subsídios, as indenizações (auxílios alimentação, pré-escolar, saúde, moradia, natalidade, entre outros) e as diárias recebidas, bem como os descontos realizados na folha de pagamento.

Clique aqui para acessar a lista

O TJ gaúcho tem mais de 12 mil matrículas, entre servidores ativos e inativos, e uma folha de pagamento orçada em R$ 1,7 bilhão em 2012. A publicação dos salários atende a um princípio da Lei de Acesso à Informação, em vigor desde maio deste ano.

O TJ gaúcho informou que comunicou ao CNJ todos os procedimentos adotados para a divulgação da lista. Segundo o TJ, a relação nominal dos salários dos servidores não foi apresentada por “haver vedação expressa pela Lei Estadual nº 13.507/2010”. Segundo o TJ, a legislação determina que todos os poderes especifiquem as respectivas remunerações e o detalhamento dos cargos públicos, "vedada, em qualquer caso, a identificação pessoal, devendo ser observado o disposto no inciso X do art. 5º da Constituição Federal".

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895