Tornado atingiu Santa Bárbara do Sul, confirma MetSul

Tornado atingiu Santa Bárbara do Sul, confirma MetSul

Imagens mostram destruição dos ventos de cerca de 200 km/h

MetSul

Imagem mostra rastro de tornado em plantação de trigo em Santa Bárbara do Sul

publicidade

A MetSul Meteorologia confirmou nesta quarta-feira que um tornado atingiu o município de Santa Bárbara do Sul, no Alto Jacuí, na noite do último sábado. A faixa de destruição tem aproximadamente 300 metros de largura, conforme já constatado na análise técnica preliminar da empresa divulgada no último domingo, baseada em fotos e dados.

A MetSul infoma que a maioria dos danos verificados na área urbana da cidade são compatíveis com um tornado na categoria 1 da escala Fujita (vento estimado entre 117 e 180 km/h), mas em alguns pontos o nível de destruição observado é típico de um tornado F2 na escala Fujita (vento estimado entre 181 km/h e 253 km/h). O provável, no entanto, é que o vento mais intenso tenha ocorrido no limite inferior a intermediário da categoria 2, com rajadas estimadas até acima de 200 km/h, suficiente para virar e arremessar carros, como ocorreu no município.

A conclusão da MetSul foi possível após uma equipe de técnicos observar imagens aéreas feitas na área danificada de Santa Bárbara do Sul. Em pelo menos duas delas, é possível verificar que houve queda de uma grande quantidade de árvores e em sentido divergente, característica de tornados e que não ocorre em fenômenos como ventos lineares ou microexplosão. Em uma plantação de trigo também foi constatado um rastro transversal deixado na vegetação. O rastro é relativamente errático, característico de tornados, que não evoluem numa linha reta perfeita. “É impressionante que não tenha havido consequências mais graves em termos de vítimas, exceto os dez feridos relatados pelas autoridades”, diz a MetSul.

Imagem mostra rastro de tornado deixado em plantação de milho | Foto: Divulgação / MetSul / CP

Telhas e itens domésticos quilômetros distante

Conforme o piloto que fez o sobrevoo de Santa Bárbara do Sul para análise dos danos da MetSul, telhas foram localizadas a até oito quilômetros de distância do município, outro fato que evidencia ainda mais a ocorrência de um tornado. A cortina de uma residência de Santa Bárbara do Sul foi achada sobre árvore no município vizinho de Saldanha Marinho. Tornados são capazes de levar objetos a longas distâncias, em alguns casos até a centenas de quilômetros, como nas ocorrências mais graves verificadas nos Estados Unidos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895