O tráfego aéreo na Europa deverá normalizar-se na quinta-feira se as emissões das cinzas do vulcão islandês continuarem diminuindo, anunciou nesta segunda-feira o órgão europeu para a segurança da navegação aérea, Eurocontrol.
Como nesta segunda-feira eram registrados em torno de 30% dos voos habituais na União Europeia, "podemos esperar que de 10% a 15% sejam agregados durante o dia de amanhã (terça-feira) e outros 10% a 15%, no dia seguinte", declarou o diretor da Eurocontrol, Bo Redeborn, em uma coletiva de imprensa.
"E se tudo continuar como está atualmente, e o vulcão parar de emitir cinzas para a Europa, provavelmente voltaremos à normalidade na quinta-feira", completou.
França anuncia reabertura parcial de aeroportos
A França anunciou que, a partir desta terça-feira, reabrirá parcialmente os aeroportos localizados ao norte da linha Nantes-Nice, entre eles os parisienses Roissy e Orly, além de estabelecer "corredores aéreos" entre quatro aeroportos do sul da França e os da capital. A reabertura parcial dos aeroportos começará a partir das 8h locais (3h de Brasília) de terça-feira, informou o governo francês em comunicado, ao término de reunião interministerial presidida pelo primeiro-ministro François Fillon.
Queremos "voltar a programar voos para o exterior", a partir de Paris, e recebê-los, diz o texto divulgado pelo palácio de Matignon, onde funciona a chancelaria francesa. Os corredores aéreos serão abertos entre Paris e os aeroportos de Bordeaux, Toulouse, Marselha e Nice, precisou. O governo francês informou ter adotado esta decisão "em coordenação com nossos parceiros europeus e depois dos últimos voos de teste".
A companhia aérea Air France efetuou domingo cinco voos de teste sem passageiros para determinar a periculosidade da nuvem de cinzas vulcânicas. Segundo a imprensa francesa, 150 mil cidadãos esperam poder regressar ao país. Para os viajantes entre Paris e Londres, o trem Eurostar, que passa sob o Canal da Mancha, proporá 80 mil vagas suplementares para esta semana.
Tráfego aéreo na Europa deverá normalizar-se na quinta-feira, diz Eurocontrol
Liberação, entretanto, depende da diminuição da emissão de cinzas do vulcão islandês