Geral

Tráfego no Centro de Porto Alegre é liberado

Trecho da Marechal Floriano segue bloqueado até sábado

Liberação ocorreu na Riachuelo, mas Marechal Floriano segue bloqueada
Liberação ocorreu na Riachuelo, mas Marechal Floriano segue bloqueada Foto : Pedro Revillion
Depois de duas semanas com bloqueio parcial, o trânsito voltou a ser liberado na rua Riachuelo, no Centro de Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começaram a trabalhar para retirar e instalar as novas sinalizações. O trecho da rua Marechal Floriano Peixoto, entre a avenida Salgado Filho e a Riachuelo, seguirá bloqueado, provavelmente até sábado.

Com a mudança, a rua Jerônimo Coelho retorna ao sentido anterior, com mão única da Borges de Medeiros para a Duque de Caxias. Fica proibida a conversão à direita na Borges para a Riachuelo. Além disso, a Vigário José Inácio novamente terá sentido único da Duque de Caxias para a Salgado Filho.

A interrupção no trânsito nesta região ocorreu em função da queda de parte da estrutura externa de um prédio que está em ruínas, localizado no cruzamento das ruas Riachuelo e Marechal Floriano. Segundo o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires, o bloqueio foi uma medida emergencial em função das obras para sustentação do prédio, evitando assim possíveis acidentes.

Pires ressaltou que a obra provocou alguns transtornos na região. Os comerciantes formalizaram reclamações em função da queda no movimento no local. Motoristas também se queixaram de que, com as mudanças, a inversão de sentido em um trecho na rua Jerônimo Coelho, que é paralela à Riachuelo, teria ampliado os congestionamentos.

Além disso, o diretor explicou que a liberação somente foi viabilizada porque já é possível garantir a segurança de quem passa pela rua, tanto pedestre como motorista. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), a rapidez da obra de estabilização do prédio, que começou em 19 de fevereiro, está superando as expectativas. Segundo o titular da pasta, Cássio Trogildo, com as melhorias é possível garantir que não há mais risco eminente de quedas da estrutura, o que poderia atingir um pedestre ou motorista.

Além disso, ele explicou que pelas condições do prédio, a empresa responsável pelo serviço seguirá fazendo o monitoramento das condições do prédio. Para realizar o serviço, a Prefeitura contratou uma empresa e está fazendo um investimento de R$ 113 mil no prédio, que será cobrado dos proprietários.

Bookmark and Share